Trabalho da Fisioterapia de Santo André é referência nacional em atenção domiciliar

In ABCD, Saúde On
Fotos: Alex Cavanha e Divulgação/PMSA

Fisioterapeuta Anderli Diniz faz parte, em primeiro lugar, da equipe do SAD, e compartilhou experiências com profissionais de outras cidades do Brasil

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de Santo André participou nesta semana de um webinário do Ministério da Saúde sobre Complexidade no Cuidado da Atenção Domiciliar.

O convite foi feito, acima de tudo, para a fisioterapeuta Anderli Marangoni Valentim Diniz.

Anderli Diniz faz parte da equipe do SAD e compartilhou experiências com profissionais de outras cidades do País

Ela integra, por exemplo, o time multidisciplinar do SAD, e desde 2022 faz parte do Grupo de Trabalho de Pediatria da pasta federal.

A iniciativa do Ministério da Saúde tem como foco promover a discussão de experiências, trazendo temas recorrentes no cotidiano da atenção domiciliar.

Entre os assuntos que Anderli abordou no webinário estava o fluxo pioneiro de desospitalização de crianças em ventilação mecânica.

Além disso, a importância do fisioterapeuta dentro da ambulância, iniciativas que existem na rede municipal de Santo André desde 2019.

Outro ponto compartilhado é o fato de o SAD estar vinculado a Atenção Primária, porta de entrada dos munícipes no sistema de saúde.

Muita alegria

“Experiência extraordinária e singular, pude compartilhar um pouco da nossa verdade, do que fazemos e o que faz nosso coração transbordar. Estou há 21 anos no SUS e há 13 no SAD, sempre em pediatria, e ver o nosso trabalho sendo referência nacional na criação de fluxos é simplesmente extraordinário. Feliz demais por representar toda a equipe, porque ninguém trabalha sozinho. Acredito que consegui passar um pouco do que somos. Quero agradecer toda a gestão da Secretaria da Saúde, da Atenção Primária pela confiança, isso só nos fortalece”, disse, por exemplo, Anderli.

 

Luta diária

“Estamos radiantes e orgulhosos. A participação da Anderli é fruto de uma luta diária. Isso só foi possível porque a equipe acreditou nas mudanças necessárias, saiu da zona de conforto, capacitou-se, especializou-se, foi e é incansável. Acreditamos no que fazemos, tudo com responsabilidade e embasamento científico. A Anderli foi a porta voz do nosso trabalho. Sou grata pelo apoio de toda minha equipe, por terem me abraçado e acreditado em todos os projetos, sou muito grata a gestão por me permitir transcender”, comemorou, da mesma forma, a coordenadora do SAD, Ana Paula Maniero de Souza Sorce.

Os webinários do Ministério da Saúde são realizados mensalmente e fazem parte do projeto de educação continuada que a pasta desenvolve desde 2021.

“Estamos muito orgulhosos com o fato de o trabalho que vem sendo realizado na saúde de Santo André ter ultrapassado fronteiras”, destaca o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

E recorda: “Foi assim recentemente com o reconhecimento nacional que tivemos com o Consultório na Rua, da Saúde Mental, e de várias outras iniciativas das nossas equipes que foram premiadas.”

Em conclusão, afirma: “Esse convite do Ministério da Saúde para o grupo do SAD mostra que somos referência em atendimento domiciliar e tudo isso é fruto de muito esforço e trabalho”.

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu