Fisioterapeuta Anderli Diniz faz parte, em primeiro lugar, da equipe do SAD, e compartilhou experiências com profissionais de outras cidades do Brasil
O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de Santo André participou nesta semana de um webinário do Ministério da Saúde sobre Complexidade no Cuidado da Atenção Domiciliar.
O convite foi feito, acima de tudo, para a fisioterapeuta Anderli Marangoni Valentim Diniz.
Ela integra, por exemplo, o time multidisciplinar do SAD, e desde 2022 faz parte do Grupo de Trabalho de Pediatria da pasta federal.
A iniciativa do Ministério da Saúde tem como foco promover a discussão de experiências, trazendo temas recorrentes no cotidiano da atenção domiciliar.
Entre os assuntos que Anderli abordou no webinário estava o fluxo pioneiro de desospitalização de crianças em ventilação mecânica.
Além disso, a importância do fisioterapeuta dentro da ambulância, iniciativas que existem na rede municipal de Santo André desde 2019.
Outro ponto compartilhado é o fato de o SAD estar vinculado a Atenção Primária, porta de entrada dos munícipes no sistema de saúde.
Muita alegria
“Experiência extraordinária e singular, pude compartilhar um pouco da nossa verdade, do que fazemos e o que faz nosso coração transbordar. Estou há 21 anos no SUS e há 13 no SAD, sempre em pediatria, e ver o nosso trabalho sendo referência nacional na criação de fluxos é simplesmente extraordinário. Feliz demais por representar toda a equipe, porque ninguém trabalha sozinho. Acredito que consegui passar um pouco do que somos. Quero agradecer toda a gestão da Secretaria da Saúde, da Atenção Primária pela confiança, isso só nos fortalece”, disse, por exemplo, Anderli.
Luta diária
“Estamos radiantes e orgulhosos. A participação da Anderli é fruto de uma luta diária. Isso só foi possível porque a equipe acreditou nas mudanças necessárias, saiu da zona de conforto, capacitou-se, especializou-se, foi e é incansável. Acreditamos no que fazemos, tudo com responsabilidade e embasamento científico. A Anderli foi a porta voz do nosso trabalho. Sou grata pelo apoio de toda minha equipe, por terem me abraçado e acreditado em todos os projetos, sou muito grata a gestão por me permitir transcender”, comemorou, da mesma forma, a coordenadora do SAD, Ana Paula Maniero de Souza Sorce.
Os webinários do Ministério da Saúde são realizados mensalmente e fazem parte do projeto de educação continuada que a pasta desenvolve desde 2021.
“Estamos muito orgulhosos com o fato de o trabalho que vem sendo realizado na saúde de Santo André ter ultrapassado fronteiras”, destaca o secretário de Saúde, Gilvan Junior.
E recorda: “Foi assim recentemente com o reconhecimento nacional que tivemos com o Consultório na Rua, da Saúde Mental, e de várias outras iniciativas das nossas equipes que foram premiadas.”
Em conclusão, afirma: “Esse convite do Ministério da Saúde para o grupo do SAD mostra que somos referência em atendimento domiciliar e tudo isso é fruto de muito esforço e trabalho”.