Acordo negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC garante reposição integral da inflação e mais 2% de aumento real
Trabalhadores na Mercedes-Benz, em São Bernardo, aprovaram em assembleias nesta segunda-feira (27.05) a proposta negociada entre o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a montadora com reajuste salarial de 5.29%, sendo 3.23% de reposição da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e 2% de aumento real.
Além disso, as negociações garantiram o aumento de 20% no vale-alimentação e a renovação das cláusulas sociais.
Ema 17 de maio, os metalúrgicos na montadora já haviam negociado o valor da PLR (Participação dos Lucros e Resultados).
Ele terá o pagamento da 1ª parcela também em maio e a segunda em dezembro deste ano.
“A empresa queria somente repor a inflação, mas nós deixamos muito claro na mesa [de negociação] que nos momentos mais difíceis nossa luta é pela manutenção dos empregos e sabemos quando a economia está melhorando para buscarmos os aumentos nos salários da companheirada”, destacou o presidente do Sindicato Moisés Selerges.
Os trabalhadores também aprovaram, da mesma forma, a taxa negocial de 4% para não sócios do Sindicato. Quem fica sócio até 27 de junho tem a devolução.
O acordo é válido, acima de tudo, por um ano e a data-base dos trabalhadores na fabricante de caminhões e ônibus é 1º de maio.
A fábrica de São Bernardo conta, em conclusão, com cerca de 8 mil trabalhadores em sua totalidade. Desses, 6 mil na produção.