Tigela Cheia arrecada 800 kg de garrafas PET e garante 52 adoções no Festival do Chocolate

In ABCD On
Exatos 52 animais animais ganharam novos lares. Fotos: Ryan Hanada/PMETRP

Programa da Prefeitura de Ribeirão Pires uniu reciclagem, bem-estar animal e saúde pública em três fins de semana de ações na Vila do Doce

O projeto Tigela Cheia encerrou sua participação no Festival do Chocolate de Ribeirão Pires, em primeiro lugar, com balanço positivo.

Mais de 800 kg de garrafas PET recolhidos, 52 animais adotados e, além disso, 130 vacinas antirrábicas aplicadas.

Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Habitação, a iniciativa combinou, acima de tudo, solidariedade, economia circular e mobilização comunitária.

Realizado em três sábados consecutivos na Vila do Doce, o Tigela Cheia consolidou-se como uma das atrações sociais e ambientais do Festival do Chocolate.

O programa funciona em um sistema de troca: a cada 1 kg de garrafas PET entregue, os participantes recebem 1 kg de ração, limitado a até 3 kg por CPF.

A ação garante, da mesma forma, destino correto ao plástico e contribui para a alimentação de animais em situação de vulnerabilidade.
Para o secretário de Clima, Meio Ambiente e Habitação, Temístocles Cristofaro, a iniciativa demonstra como é possível unir diferentes áreas da gestão pública em prol do bem-estar coletivo.

“Com o Tigela Cheia conseguimos cuidar dos animais, incentivar a reciclagem e aproximar a comunidade de práticas mais sustentáveis”, destacou.

Os 800 quilos de PET foram encaminhados, por exemplo, à Cooperpires.

Trata-se da cooperativa de reciclagem da cidade, e a entrega fortalece a economia circular e a geração de renda local.

Ações de saúde pública

A iniciativa também promoveu ações de saúde pública, com a aplicação gratuita de 130 vacinas antirrábicas em cães e gatos.

Com isso, ampliou-se a cobertura vacinal contra a raiva animal no município.

Além disso, as edições contaram com campanhas educativas voltadas à prevenção da dengue, incentivo ao descarte correto de resíduos e conscientização ambiental.

“Os resultados reforçam o caráter integrado da iniciativa, que alia solidariedade e cuidado com os animais, saúde pública e responsabilidade ambiental, em uma mobilização coletiva que fortalece os laços entre poder público e comunidade”, completou o secretário.

O programa distribuiu ainda 700 mudas de árvores nativas, incentivando a arborização urbana e o engajamento dos moradores na preservação ambiental.

Um dos destaques foi a feira de adoção responsável, que garantiu novos lares para 52 animais entre cães e gatos ao longo dos três fins de semana.

Apenas na última edição, neste sábado (30), 13 adoções foram, em conclusão, concretizadas.

You may also read!

Natal no ParkShopping São Caetano tem Panettone Kopenhagen e sorteios de 3 BYD híbridos

Até 31 de dezembro é possível, portanto, participar pelo App Multi e aproveitar as vantagens exclusivas do programa O Natal

Read More...

Taka se emociona ao entregar primeira fase de reforma do Cemitério Municipal de Diadema

Local foi encontrado, em primeiro lugar, em condições degradantes e indignas pela atual gestão A emoção marcou, acima de tudo,

Read More...

Prêmio nacional destaca gestão sustentável de pneus da Next Mobilidade

Com frota que soma 2,3 mil pneus — rodando cerca de 950 mil quilômetros/mês - empresa mantém índices de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu