Lojistas utilizam áudio e vídeo para reconquistar os consumidores com uma experiência de compra presencial tão confortável quanto no e-commerce
A Black Friday 2021 acontece oficialmente em 26 de novembro, mas as ofertas já começaram a invadir as vitrines do varejo. De acordo com a pesquisa de intenção de compra realizada pelo Méliuz, 71% dos entrevistados pretendem ir às compras durante o evento. O e-commerce ainda deve ser o destaque, 56,7% devem comprar apenas online, mas com a reabertura da economia, o comércio espera voltar a receber os clientes presencialmente e se prepara para oferecer uma experiência de compra igualmente tecnológica e eficiente para reconquistar os compradores.
As câmeras de vídeo, que há muitos anos realizam a segurança dos estabelecimentos, ganharam uma nova função: fornecer informações consolidadas e em tempo real para a equipe operacional e de marketing. Imagine voltar às compras presenciais e encontrar filas gigantescas? Nada agradável. As experiências que incentivam a repetição e o hábito estão diretamente relacionadas à atenção que os clientes recebem na loja e, por isso, o varejo se apoia em dados para entender como vender melhor para vender mais.
A fabricante de soluções de vídeo e áudio em rede, Axis Communications, está aplicando tecnologia de ponta para colaborar com varejistas ao redor do mundo. A empresa sueca líder de mercado, trabalha com sistemas multifuncionais capazes de integrar segurança patrimonial com analíticos de vídeo que fornecem informações sobre os visitantes e o padrão de comportamento ao transformar imagens em estatísticas: tráfego de visitantes, comprimentos de filas e níveis de ocupação ao longo do tempo.
Como as soluções de áudio em rede impactam o varejo
Ouvir promoções, chamadas e notificações sobre o horário de fechamento durante as compras não é novidade. Os alto-falantes nas lojas têm sido úteis por décadas. Com o avanço das soluções de áudio em rede, o uso deste recurso pode ir além. Se nas compras online as ofertas aparecem de acordo com o percurso do cliente no e-commerce, nas lojas físicas o áudio pode ser programado para ser reproduzido automaticamente quando o cliente entra em determinada área ou para em determinada gôndola. Assim, a comunicação pode ser direcionada, assertiva e muito mais eficiente.
A equipe operacional pode receber alertas sonoros acionados a partir da análise inteligente das imagens para atender clientes que estão há muito tempo no mesmo corredor de eletrônicos, por exemplo – este pode ser um indício que o comprador gostaria de conversar com alguém e tirar dúvidas sobre o produto. Enquanto isso, uma mensagem pode avisar que a ajuda está à caminho.
Todo varejista sabe que o produto no carrinho não é sinônimo de venda completada. Se a última etapa da jornada de compras não for otimizada, a compra pode ser perdida. Filas longas e tempos de espera podem ser desagradáveis, especialmente se os clientes estão com pressa e acostumados com a agilidade da internet. Juntamente com a tecnologia de contagem de pessoas, o áudio pode ser usado para instruir a equipe a cuidar das caixas registradoras, o que reduzirá o tamanho das filas.
As mensagens podem ser reproduzidas para os clientes que estão esperando para garantir que a equipe está ciente do problema e que mais caixas serão abertos em poucos instantes. Ou ainda, os avisos podem direcionar os consumidores para os terminais de autoatendimento. Esses casos podem ser tratados por meio de um sistema de áudio integrado que é simples de operar e manter, economizando tempo e recursos.
O futuro do varejo presencial
Com as soluções de áudio e vídeo em rede da Axis, é possível obter um sistema multifuncional que pode ser usado para chamadas de segurança, lembretes de segurança, atividades comerciais e promoções. Além disso, a música ambiente e a experiência sonora do varejo é garantida. Com a mudança de paradigma de compra e venda, os lojistas precisam se adaptar para continuar crescendo.
Nesse sentido, a tecnologia é essencial. A implementação de um sistema de áudio e videomonitoramento conectado e baseado em padrões de tecnologia aberta que possibilitam integrar facilmente outros sistemas, agregando flexibilidade, escalabilidade e investimentos à prova de futuro.
Para conhecer toda a gama de soluções da Axis Communications para o varejo, acesse: https://bit.ly/2ZQeCek
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Sobre a Axis Communications
A Axis oferece soluções de segurança inteligentes para um mundo mais seguro e eficiente. Líder de mercado no segmento de vídeo em rede, a Axis está sempre na vanguarda do setor, graças ao lançamento contínuo de produtos de rede inovadores baseados em uma plataforma aberta e ao serviço de primeira classe que oferece aos clientes por meio de sua rede parceiros internacionais. A Axis está comprometida com relacionamentos de longo prazo com seus parceiros e disponibiliza os produtos de rede mais avançados e todo o conhecimento de que precisam para comercializá-los em mercados consolidados e em novos países.
Fundada na Suécia em 1984, a Axis tem mais de 3.646 funcionários próprios em mais de 50 países ao redor do mundo e é apoiada por uma rede internacional de mais de 90.000 parceiros.