Teatro Elis Regina completa 40 anos com programação especial em São Bernardo

Em ABCD, Cultura - No dia
Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC

Equipamento cultural recebe espetáculos musicais neste sábado e domingo, a partir das 18h

Em celebração aos 40 anos do Teatro Elis Regina, a Secretaria de Cultura e Juventude da Prefeitura de São Bernardo preparou programação especial.

Neste sábado (07.05), o equipamento cultural receberá, em primeiro lugar, Otis Trio e Conde Favela Sexteto.

No domingo (08.05), a Nômade Orquestra e o convidado especial Projetonave.

Ambas atrações são, acima de tudo, gratuitas e terão início às 18h.

Os musicais são voltados, além disso, ao público com idade a partir de 10 anos.

Em complemento às atividades especiais de aniversário, o Projeto Espalhando a Leitura, da Rede de Bibliotecas Públicas Municipais de São Bernardo, estará no local a partir das 16h, no formato drive-thru, para o recebimento e doação de livros.

“É uma alegria ver um dos espaços culturais mais importantes do Grande ABC cheio de vida novamente, revitalizado e com programação cultural diversificada e acessível a toda a população. Da nossa parte, o compromisso é por manter o trabalho destinado ao fomento e expansão da cultura em São Bernardo”, ressalta, em resumo, a secretária de Cultura e Juventude, Ligia Ramos.

Entre as atividades de comemoração pelo aniversário do Teatro Elis Regina, a Secretaria de Cultura e Juventude promoveu enquete nas redes sociais para a denominação dos quatro camarins do espaço.

No total, foram contabilizadas 883 participações e os nomes mais votados foram: Águas de Março, Fascinação, Maria, Maria e Como Nossos Pais, em referência aos títulos das músicas da cantora que denomina o equipamento cultural.

Valorização cultural

Inaugurado na década de 1980 e referência cultural no ABCD, o Teatro Elis Regina foi interditado em janeiro de 2017 pela Prefeitura devido à ausência de serviços de manutenção nos últimos 20 anos.

Após buscas sem sucesso por recursos federais para a realização de melhorias no equipamento cultural, a revitalização do espaço – de 874,27 metros quadrados – ocorreu com verba oriunda do tesouro municipal.

O teatro recebeu investimento de R$ 1,6 milhão para as obras de reforma e ampliação.

O equipamento ganhou 81,20m² de área, bem como reforma geral em todos espaços, com troca de revestimentos, forros e paredes, inclusive acústicos, troca de todas as instalações elétricas e hidráulicas, novo sistema de ar condicionado, novas cadeiras, acessibilidade nas áreas interna e externa, reforma da cobertura, adequação dos acessos externos, bem como a construção de novos camarins.

A reinauguração do Teatro Elis Regina ocorreu em meio à pandemia causada pelo Coronavírus e, por isso, foi marcada por show em formato de live com o cantor Pedro Mariano, filho da cantora Elis Regina.

A apresentação foi acompanhada ao vivo por quase 5.000 pessoas nas páginas oficiais do Youtube da Prefeitura de São Bernardo e do artista.

Centro Cultural

O Teatro Elis Regina, juntamente com a Biblioteca Municipal Guimarães Rosa, compõe o Centro Cultural Antonia Marçon Bonício.

O nome do teatro é uma homenagem à cantora brasileira falecida em janeiro de 1982 e foi oficializado pelo Decreto nº 7.012, de 7 maio de 1982, sendo um dos primeiros a ser denominado com o nome da artista.

Na inauguração, em 5 de maio de 1982, o teatro recebeu a mãe, o irmão e o cunhado de Elis Regina, e teve como espetáculo um show musical com o Grupo Medusa.

O Teatro Elis Regina fica, portanto, na Avenida João Firmino, 900, bairro Assunção.

Mais informações, em conclusão, pelos telefones 4109-6262 e 4351-3479.

Você também pode ler!

Volpi homenageia a empresa Otmo

Prefeito de Ribeirão Pires está levando pessoalmente medalhas e certificados às empresas que ajudaram no enfrentamento à pandemia O prefeito

Read More...

São Caetano credencia artistas para Aniversário da cidade e Encontro de Carros Antigos

A partir desta quarta-feira (06.07), a Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura

Read More...

Petrobras apresenta novo espetáculo músico-teatral de Paulo Tatit e Filipe Edmo que resgata o valor do brincar

Com uma proposta inovadora e canções inéditas, Siricutico em: Aventuras da Menina Flor e a Boneca Açucena é um

Read More...

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu