TEAcolhe de Santo André abre as portas e dobra capacidade de atendimento da população autista

In ABCD, Educação, Saúde On
- Updated

No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, os moradores de Santo André ganharam de presente um novo e moderno centro para quem convive com TEA (Transtorno do Espectro Autista). O prefeito Paulo Serra inaugurou nesta terça-feira (3), o TEAcolhe, equipamento que vai funcionar dentro do Reabilita, centro especializado em reabilitação, que fica na Rua Vitória Régia, 940, no bairro Campestre.

“Importante dizer que o TEAcolhe é resultado de um intenso diálogo que mantivemos com vários setores da sociedade e com todas as secretarias envolvidas na materialização deste projeto, que é mais um que tiramos do papel. A demanda do autismo é relativamente nova, não estava nem no nosso primeiro plano de governo, lá em 2017, mas estamos sabendo lidar, e entregar um equipamento como esse mostra a importância que damos para o assunto”, comentou o prefeito Paulo Serra. 

Além do prefeito, o evento contou com a participação do secretário de Saúde, Acacio Miranda, do secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, José Antonio Ferreira, da secretária da Pessoa com Deficiência, Valéria Romero Marcelino, da secretária adjunta de Cultura, Azê Diniz, e da presidente do Núcleo de Inovação Social, Ana Claudia de Fabris.

Apesar de compartilhar o mesmo espaço do Reabilita, o TEAcolhe terá entrada exclusiva e foi pensado para oferecer atividades terapêuticas desde o momento em que o munícipe com TEA entra no equipamento. Na área externa conta com brincadeiras de piso, importantes para o desenvolvimento físico, mental e afetivo, melhora das habilidades motoras, redução da ansiedade, melhora da qualidade do sono, coordenação motora, melhora da comunicação. O local também terá jardim sensorial, estimulando os sentidos por meio de elementos como as cores das plantas, diferentes texturas, o barulho do vento.

“TEAcolhe reafirma o compromisso da gestão do prefeito Paulo Serra em oferecer um atendimento de qualidade e humanizado para todos os andreenses. Mesmo com os inúmeros desafios, inclusive financeiros, conseguimos entregar esse espaço que foi pensado com muito carinho, com suporte e acolhimento para todas as pessoas com TEA e seus familiares. Sabemos que é um assunto complexo e grande desafio, mas estamos avançando junto com os familiares”, destacou a primeira-dama e deputada estadual Ana Carolina Serra.

As adequações estruturais do TEAcolhe custaram cerca de R$ 350 mil aos cofres públicos. O local terá 460 metros quadrados e 12 salas. Com a nova estrutura, Santo André vai dobrar a capacidade de atendimento desta população, podendo atender até 650 pacientes oferecendo terapias individuais e coletivas, de acordo com a necessidade de cada paciente. As equipes da unidade são formadas por neuropediatras, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais.

“Cada sala do TEAColhe foi pensada e equipada de acordo com a necessidade para oferecer um atendimento humanizado e de qualidade para todas as pessoas que convivem com TEA. Um projeto multisecretarial, que contou a participação de muitas mãos e que se transformou neste equipamento lindo e que fará muita diferença na vida das pessoas. Sabemos que esse não é o primeiro TEAcolhe da região, mas tenho certeza que é o melhor”, comentou o secretário de Saúde, Acacio Miranda. 

Na estrutura do TEAcolhe destacam-se salas especiais como a Sala AVD (Atividade de Vida Diária) com mobiliário montessoriano, pensado na escala da criança para ensinar habilidades para a vida. A unidade também contará com Sala Multissensorial para estímulo da visão, audição, olfato, tato e paladar, além da apropriação de equilíbrio. 

O equipamento foi pensado usando técnicas de cromatização, que utiliza as cores para criar ambientes que promovam harmonia e bem-estar durante o atendimento, aplicada no piso interno, paredes, comunicação visual e área externa.

O acesso dos munícipes ao TEAcolhe se dá por meio das unidades básicas de saúde. A primeira avaliação é do médico da unidade, que, em caso de necessidade, encaminha o paciente para os especialistas do Poupatempo da Saúde e, posteriormente, ao TEAcolhe para conclusão do diagnóstico e início do tratamento.

Lendo com Saúde – A inauguração do TEAcolhe marca também mais um lançamento: o ‘Lendo com Saúde’, iniciativa da Secretaria de Cultura, por meio da Rede de Bibliotecas de Santo André, em parceria com a Secretaria de Saúde. O projeto disponibiliza uma estante com cerca de 15 livros com objetivo de promover incentivo à leitura e à saúde, uma vez que a prática ajuda a reduzir o estresse, exercita o cérebro e desenvolve habilidades como concentração, memória, raciocínio e compreensão.

O projeto é voltado a pessoas de todas as idades e será levado a outras unidades de saúde. No TEAcolhe, a estante foi instalada em uma sala de apoio aos pais e responsáveis enquanto as crianças fazem o acompanhamento. Desta forma, conta com acervo voltado ao público adulto. É possível levar os títulos para realizar a leitura em casa e, quem puder, pode colaborar doando outros exemplares.

You may also read!

Oscar de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro

Joaquim Alessi O que eu entendo de cinema? Absolutamente nada! Mas, frequentador das salas escurinhas há cerca de 60 anos, me

Read More...

Taka recebe Paulinho para trocar conhecimentos sobre gestão pública em Diadema

Nesta quinta-feira (23.02), o prefeito Taka Yamauchi recebeu em seu gabinete, em Diadema, o ex-prefeito de Santo André, Paulo

Read More...

Tarcísio e Carla esclarecem que isenção de IPVA em SP é para carros híbridos e ônibus e caminhões a gás de todos os Estados

Visando a acabar com as dúvidas sobre a isenção de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu