Local foi encontrado, em primeiro lugar, em condições degradantes e indignas pela atual gestão
A emoção marcou, acima de tudo, a entrega da primeira fase da reforma do Cemitério Municipal de Diadema.
A obra fez parte dos anúncios do prefeito, Taka Yamauchi, desta quarta-feira (03.12), como parte das comemorações pelo aniversário da cidade.
Emocionado, assim como muitos que assistiam à entrega, Taka enfatizou que esta primeira etapa simboliza o que a Administração quer transformar na cidade, com trabalho e luta.
Coragem de resolver
“Encaramos de frente o que muitos governantes não tiveram coragem de resolver. Para construir uma cidade digna, é preciso respeito, carinho e dedicação. Estamos também prestando homenagem à memória daqueles que lutaram por nossa cidade e que estão aqui neste cemitério. Desde o primeiro dia no Paço, nós tivemos a humildade de querer lembrar e homenagear os que fizeram muito por Diadema e estavam apagados pelo descaso, pelo sentido de que não eram ‘ninguém’”, disse o prefeito.
Quando a atual gestão assumiu, Taka denunciou a condição degradante do espaço.
Havia problemas como ossadas amontoadas em sacos de lixo, gavetas mortuárias danificadas e pedaços de cadáveres expostos.
Também foram encontrados caixões abertos e quebrados na área externa, animais peçonhentos e forte odor ocasionado por necrochorume (líquido produzido durante decomposição dos cadáveres).
Os funcionários estavam, da mesma forma, sem equipamentos adequados para trabalhar.
Reconhecimento ao trabalho
Taka, além disso, chamou nominalmente ao palco, montado na entrada do cemitério, todos os trabalhadores que participaram intensivamente da obra, a quem agradeceu e enalteceu o esforço.
“Muitos trabalharam à noite, de madrugada. Foram eles que fizeram muito além do que podiam, do que a gente pediu. Às vezes, eram duas horas da manhã e estavam aqui lavando, limpando para que a gente pudesse trazer o melhor para nossa cidade. Quero dar protagonismo para aqueles que de fato fizeram a diferença”, destacou, em suma.
Nesta primeira etapa, o cemitério ganhou ar-condicionado e cortina de ar nas entradas da capela e mais seis salas de velório.
Elas também foram pintadas e passaram a contar com ornamentos prateados para colocação de velas e suportes para os caixões.
Os columbários estão com novo piso de granilite e alvenaria renovada. A fachada das tampas ganhou gramado sintético.
O vazamento que provocava o acúmulo de água nas gavetas e espraiava o necrochorume para as alamedas do local, foi sanado. O jardim também tem nova roupagem, com lago e plantio de Ipês.
O cemitério possui, em conclusão, 11 mil columbários e 14 mil ossuários, atualmente.
