Desde a década de 1990, São Caetano do Sul tem sido protagonista no esporte estadual e nacional.
São conquistas anuais no vôlei, no judô e, principalmente, na pontuação geral dos Jogos Abertos do Interior.
Mas, este século XXI tem colocado São Caetano no patamar de a ‘cidade do taekwondo’, com medalhas e troféus em competições estaduais, nacionais e até internacionais.
Desde setembro, 10 atletas e dois treinadores de São Caetano realizaram um tour europeu por quatro países (Rússia, Albânia, Sérvia e Holanda).
Trouxeram para a cidade, acima de tudo, 11 medalhas (2 ouro, 4 de prata e 5 de bronze);
E ainda conquistaram pontos preciosos na disputa de vagas para as Olimpíadas de Paris, em 2024, através do ranqueamento mundial e olímpico.
“Foram competições de altíssimo nível, com taekwondistas bem ranqueados e nos demos muito bem. O que contam não são apenas medalhas, mas a experiência que muitos dos nossos garotos e garotas ganharam com uma viagem internacional desse porte”, explicou o técnico de São Caetano e da seleção brasileira Clayton dos Santos.
Coordenador de taekwondo da SELJ (Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude), Marcelo Todaro ratificou as palavras do treinador e ressaltou o fato de que a equipe representou São Caetano na Europa.
“Isso é o mais importante, por isso nosso agradecimento à Prefeitura, à secretaria de Esporte, ao SERC Santa Maria e à Associação de Pais Two Brothers Team. Essa estrutura só é possível se estes quatro pilares andarem na mesma direção, a de conquistas, e isso tem acontecido”, complementou Todaro.
Estrutura de primeiro mundo
O taekwondo de São Caetano conta com uma estrutura de primeiro mundo, segundo atletas, treinadores e dirigentes do esporte.
Hoje, a cidade conta com 40 taekwondistas de alto rendimento, sendo que 28 tiveram o início de suas carreiras no PEC (Programa Esportivo Comunitário).
Da mesma forma, 20 desses atletas já defenderam ou ainda defendem as seleções brasileiras em todas as categorias.
Ou seja, Infantil (9 a 11 anos), Cadete (12 a 14 anos), Júnior (15 a 17 anos), Sub21 (18 a 21 anos) e Adulto.
Além disso, dois treinadores da equipe são, também, técnicos da seleção nacional.
Atualmente, o taekwondo de São Caetano conta, em conclusão. com o número 1 do ranking mundial, Ícaro Miguel.
Sem contar mais cinco atletas no top 20 da modalidade.