STF proíbe união de interferir na compra dos Estados

In Canto do Joca On
- Updated
Ministro Ricardo Lewandowski concedeu liminar

Supremo adverte que o Estado não pode ser punido por estar se preparando “com o devido zelo para enfrentar a atual crise sanitária”

O Governo do Estado de São Paulo obteve decisão favorável no STF (Supremo Tribunal Federal) para impedir a União de interferir na compra dos insumos, especialmente agulhas e seringas, cujos pagamentos já foram empenhados, destinados à execução do plano estadual de imunização.

No despacho publicado desta sexta-feira (8), o Ministro Ricardo Lewandowski concedeu liminar em resposta à ação da PGE (Procuradoria Geral do Estado) contra a requisição administrativa da União para obter os insumos de empresa que possui contrato firmado com o Governo do Estado.

“A incúria do Governo Federal não pode penalizar a diligência da Administração do Estado de São Paulo, a qual vem se preparando, de longa data, com o devido zelo para enfrentar a atual crise sanitária”, escreveu o Ministro.

Segundo a decisão, “nos termos da histórica jurisprudência desta Suprema Corte, a requisição administrativa não pode se voltar contra bem ou serviço de outro ente federativo, de maneira a que haja devida interferência na autonomia de um sobre outro”.

Ressaltou também que em caso semelhante, o Ministro Roberto Barroso, nos autos da ACO 3.393-MC-Ref/MT, suspendeu ato “por meio do qual a União requisitou cinquenta ventiladores pulmonares adquiridos (pelo Estado de Mato Grosso) junto a empresa privada”.

O Ministro Lewandowski escreveu ainda, em conclusão, que, caso os materiais adquiridos pelo autor da presente demanda já tenham sido entregues, a União deverá devolvê-los, no prazo máximo de 48 horas, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

You may also read!

Prefeitura de Mauá celebra formatura de novos médicos residentes

Os profissionais realizaram sua especialização no Hospital Nardini, onde se prepararam para atuarem no SUS Na sexta-feira (21.02), a cidade

Read More...

Sociedade Ítalo-Brasileira de Santo André comemora o Dia do Imigrante Italiano

Atualmente, estima-se que entre 25 e 30 milhões de brasileiros tenham ascendência italiana, principalmente no sul e sudeste do

Read More...

ABCD REAL – Número 91 – janeiro/fevereiro de 2025

ABCD REAL - Número 91 - janeiro/fevereiro de 2025 Ler mais publicações no Calaméo

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu