Por meio de dispositivos móveis que promovem ambientes educacionais dinâmicos, Sejunta leva tecnologia para sala de aula e impacta 24 mil professores e mais de 400 mil alunos
Combinar tecnologia e educação será uma tarefa comum em um futuro próximo, com ações pedagógicas em sincronia com soluções que potencializam o processo de aprendizagem dos alunos e oferecem, aos educadores, inúmeras possibilidades de ambientes produtivos e sem dificuldades no manejo dos recursos digitais. Esse é o objetivo da Sejunta, startup educacional que impacta mais de 400 mil alunos e 24 mil professores com o uso de tecnologias Apple.
Para Guilherme Camargo, CEO da Sejunta, uma das maiores lacunas encontradas em instituições de ensino é o conhecimento adequado dos educadores no manejo de recursos tecnológicos. Ele pontua que o suporte oferecido pela startup, em conjunto com o treinamento adequado, dispositivos que oferecem experiências únicas e o constante apoio aos professores, são essenciais para a mudança do cenário educacional no Brasil. “A tecnologia evolui com rapidez e traz um leque de possibilidades que podem ser aproveitadas por diferentes profissionais, como os do ensino. O respaldo técnico para a aplicação desses recursos no ambiente escolar é chave para a transformação”, comenta.
A startup já soma mais de 24 mil profissionais de educação nas escolas parceiras, que contam com treinamentos e apoio para a utilização de iPad e Mac. No dia a dia de colégios em todo o país, como o Colégio Interativa Londrina, Maple Bear de Goiânia e o Colégio E. Péry, de São Paulo, é possível observar os resultados desse processo na rotina escolar, visto que os colégios estão integrados ao ecossistema Apple.
Para comprovar esse cenário tecnológico integrado ao ambiente educacional, no colégio Colégio E. Péry por exemplo, houve redução de 85% nos gastos com a utilização de papel e crescimento do interesse dos alunos pela leitura em mais de 150%. Guilherme sinaliza que a implantação dos recursos pode trazer dois benefícios principais, são eles: otimização do tempo de aula e aumento do engajamento do aluno com as atividades e sua relação com o mundo real.
“Por meio da gestão dos dispositivos é possível aproveitar, de fato, uma aula de 50 minutos, por exemplo, através da rapidez, dinamismo e gestão remota que os dispostivos Apple oferecem. Há, ainda, o entusiasmo do aluno em explorar novas origens de conhecimento”, diz. No entanto, observa que a proposta não é migrar toda a experiência da sala para as telas, mas orientar, os estudantes “a compreender que a digitalização está inserida na educação e nas maneiras de conviver nesse contexto”, acrescenta.
Os desafios das instituições brasileiras e o futuro da educação
Mesmo com a oferta tentadora de modernizar as propostas de ensino em diferentes etapas da vida escolar, muitos profissionais da educação – principalmente os que estão à frente da administração desses locais – têm cautela quando o assunto é inserir tecnologia para a sala de aula. Incertezas sobre a aceitação em relação aos alunos e tutores, investimentos e questionamentos nem sempre bem embasados sobre “tecnologia x educação” são motivos que levam escolas a postergar esses investimentos.
Na opinião de Guilherme, o ingresso da escola em um ambiente permeado pela tecnologia é um trabalho longo e desigual em diferentes aspectos. “O estudante de 2021 é diferente do que estava em sala há dez anos. É preciso ensinar com os pés em um mundo real. Sem tecnologia não existe essa conexão e nem tanto é possível incluir todos os estudantes de maneira equalitária”, comenta.
O CEO da Sejunta acredita na mudança dessa percepção com o avanço da digitalização dos processos nas escolas. Por outro lado, para que esse processo esteja acessível em diferentes realidades do país, reforça iniciativas que visam repensar o ambiente escolar para promover mudanças no comportamento do aluno e assim desenvolver novas habildiades.
“Há tempos o estudante convive com estímulos que apelam para o digital. Seja a possibilidade de assistir à aula através do smartphone, resolver uma atividade pelo computador, ler apostilas e realizar exercícios em um iPad, etc. Ele conhece esses recursos, mas nem sempre fazem parte da sua realidade dentro de sala de aula. A integração, partindo da escola, terá um papel fundamental no desenvolvimento de novas habilidades nos jovens e seu crescimento no mundo real”, finaliza Guilherme Camargo.