Com 1,1 milhão de doses entregues hoje (14.05), Butantan já enviou 47,2 milhões de vacinas contra a COVID-19 aos brasileiros
O governador João Doria acompanhou nesta sexta-feira (14.05) a entrega de mais 1,1 milhão de doses da vacina contra o coronavírus ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Com isso, o Butantan chega, em primeiro lugar, à marca de 47,2 milhões de doses disponibilizadas ao Ministério da Saúde ao Brasil desde o início deste ano.
“As vacinas que estão sendo entregues hoje somam 47,2 milhões da vacina do Butantan entregues ao Ministério da Saúde para a imunização dos brasileiros. Com isso completamos a primeira etapa do contrato de 46 milhões de doses da vacina e já iniciamos o atendimento da segunda etapa dos 54 milhões de doses”, disse João Doria.
Segundo contrato
A entrega de hoje, por exemplo, já contempla o início do segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde para mais 54 milhões de vacinas.
As doses entregues em maio foram produzidas a partir de 3 mil litros de insumos recebidos em 19 de abril.
A matéria-prima passou pelo envase, rotulagem, embalagem e inspeção de qualidade no complexo fabril do Butantan na capital paulista.
O instituto agora aguarda autorização do governo chinês para a liberação de mais matéria-prima necessária para a produção da vacina.
Assim que novo lote de insumos chegar será possível retomar a produção e efetuar novas entregas do imunizante ao governo federal.
Diplomacia
Questões referentes à relação diplomática Brasil x China podem interferir diretamente no cronograma de liberação de novos lotes de insumos.
Não há, portanto, entraves relativos à disponibilização de IFA ao Butantan por parte da biofarmacêutica Sinovac.
Também serão entregues em maio, em conclusão, mais 30 milhões de doses da vacina contra a gripe ao Ministério da Saúde, para todo o País.