SP desburocratiza imposto sobre a transmissão de patrimônio por herança ou doação

In ABCD On
Foto: GESP

Em quatro meses de operação, a Delegacia Especializada do ITCMD da Sefaz-SP tem buscado dinamizar o atendimento aos cidadãos e reduzir o tempo médio dos protocolos referentes ao Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens e Direitos.

O tributo é pago, acima de tudo, nos casos de transmissão de imóveis por doação ou herança.

A centralização das demandas relativas ao imposto em um único local já derrubou o tempo médio de análise de 120 para menos de 30 dias.

Além disso, a Delegacia de ITCMD permitiu nesse pouco tempo a arrecadação de R$ 42,5 milhões a título de autorregularização de contribuintes, valores recolhidos voluntariamente sem a necessidade de lavratura de auto de infração.

Agora, a Delegacia Especializada de ITCMD contará também com um serviço contratado junto à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para desenvolver uma pesquisa de valor de mercado de todos os imóveis urbanos do estado de São Paulo a fim de confrontar com o valor declarado pelos contribuintes.

O projeto da Sefaz-SP de desburocratização do ITCMD foi classificado pelo BID como modelo a ser seguido. Outras unidades da Federação já pediram compartilhamento de especificações do sistema da Sefaz-SP para implantar estrutura similar em seus estados.

70 auditores fiscais com dedicação exclusiva

O projeto de desburocratização do ITCMD vem sendo desenvolvido pela Sefaz-SP desde 2017, tendo como meta a revisão de todos os processos de trabalho, eliminando tarefas desnecessárias e automatizando alguns processos.

Para desenvolver seus trabalhos, a Delegacia de ITCMD conta hoje com 70 auditores fiscais com dedicação exclusiva às demandas de todo o Estado de São Paulo, auxiliados por uma equipe de 20 auditores fiscais para execução de planos de trabalho de fiscalização.

“Assim, há otimização da mão de obra, uma fila única de trabalho, facilitando a utilização de ferramentas de tratamento em massa dos estoques e estabelecimento de critérios de relevância estaduais ao invés de regionais”, destaca Leonardo Balthar, Delegado Regional Tributário Especializado do ITCMD.

Antes da criação dessa delegacia centralizada de ITCMD, as demandas estavam espalhadas pelas 18 Delegacias Regionais Tributárias da Sefaz-SP.

Essa capilaridade prejudicava, por exemplo, a coesão nas defesas das teses da Fazenda e o tempo de resposta.

Com exceção do atendimento, que continua nos Postos Fiscais, a Delegacia do ITCMD recebe e processa todas as demandas do imposto, além de, em conclusão, centralizar o contato com a PGE no trato das demandas judiciais.

You may also read!

BRK trata mais de 9 bilhões de litros de esgoto no primeiro semestre em Mauá

Concessionária, responsável pelos serviços de esgotamento sanitário no município, registra eficiência de 90%, índice superior à média nacional Enquanto cerca

Read More...

Uma única pipa pode interromper serviços essenciais e colocar vidas em risco

Ocorrência recente em subestação da ISA ENERGIA BRASIL reforça, em primeiro lugar, alerta sobre os riscos de empinar pipas,

Read More...

Termina nesta sexta o prazo para inscrições para o Concurso Miss e Mister Mauá Melhor Idade 60+

Concurso será em outubro, para candidatos acima de 60 anos Encerram nesta sexta-feira (31.07) as inscrições para o concurso de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu