Gincana solidária com alunos da EME Professora Alcina Dantas Feijão, no Bairro Mauá, resultou, em primeiro lugar, na doação de 233 peças de roupa para a Campanha do Agasalho promovida pelo Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de São Caetano do Sul.
A já tradicional disputa entre salas do Alcina sempre tem, acima de tudo, um mote social.
E, na última semana, o objetivo foi, em suma, o de arrecadar roupas de frio para pessoas em situação de vulnerabilidade da cidade.
Ao todo, os alunos conseguiram, portanto, 19 edredons, 62 calças de adulto, 57 blusas de adulto, 36 calças infantis e 59 blusas infantis.
A equipe branca foi a vencedora, mas nessa gincana todos são ganhadores.

Orgulho e espírito coletivo
“Com grande orgulho e espírito coletivo realizamos a tarefa Aquecendo Vidas com Amor e Solidariedade, parte da Gincana Alcina 2025 – Projeto Unesco, com a participação de todos os alunos da escola. Nosso objetivo foi claro: mobilizar toda a comunidade escolar para contribuir com a Campanha Solidária de Inverno do Fundo Social de Solidariedade de São Caetano do Sul, levando calor humano para aqueles que mais precisam”, disse o diretor da EME Alcina Dantas Feijão, Ailton Tenório.
“E o resultado foi inspirador. Em tempo recorde – apenas uma semana –, alcançamos a expressiva marca de 19 cobertores e mais de 200 peças de roupas de inverno para adultos e crianças”, acrescentou.
Os adolescentes selecionaram as peças, colocaram em sacolas e caixas, e levaram ao Fundo Social de Solidariedade.
A Campanha do Agasalho alocou caixas de doação em diversos departamentos públicos e instituições parceiras da Prefeitura.
Esses pontos de coleta ficarão ativos, da mesma forma, até o fim do inverno.
“Todos os alunos e alunas, sem distinção, mostraram que a solidariedade é um valor essencial na nossa escola. Foi um verdadeiro exemplo de empatia, união e compromisso social. Todos fizeram parte desta ação transformadora. Seguimos juntos, aquecendo vidas com amor e solidariedade”, comentou Tenório.