Joaquim Alessi
Nesta segunda-feira (21.08), a partir das 18h, os Metalúrgicos do ABC receberão, na sede do Sindicato, o ativista de direitos humanos Siyabulela Mandela.
Bisneto de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz, ele vem, acima de tudo, debater o tema “Juventude e seu papel transformador”.
Coincidentemente, o presidente Lula inaugurou em 5 de dezembro de 2013 a Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”, na sede do mesmo sindicato, em Diadema.
A homenageada é, portanto, mãe do presidente da República, e, no mesmo dia da inauguração, Nelson Mandela morreu, aos 95 anos de idade.
Eu cobri essa inauguração, e Lula pediu um minuto de silêncio para homenagear “uma das figuras mais extreordinárias que conheci”, como disse.
O evento contará também, além disso, com apresentação do rapper Preto W.O, e terá tradução simultânea.
A atividade é organizada, em primeiro lugar, pela CNM-CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT).
Isso em conjunto com os Metalúrgicos do ABC, tendo à frente a Comissão de Igualdade Racial e Combate ao Racismo e o Coletivo da Juventude.
Siyabulela Mandela atua, em conclusão, como diretor da ONG Journalists For Human Rights, organização internacional com atuação em 29 países na ligação entre a defesa dos direitos humanos e o desenvolvimento de mídia.
Serviço:
Debater o tema “Juventude e seu papel transformador”
Data: Segunda-feira, 21 de agosto de 2023
Horário: a partir das 18h
Local: Sede dos Metalúrgicos do ABC (3º andar) – Rua João Basso, 231 – São Bernardo, Centro.