Seu emprego está garantido na indústria 4.0?

In Artigo On
- Updated

Seu emprego está garantido na indústria 4.0?

*Kauana Pacheco

Atualmente, a Indústria 4.0 é considerada um propósito entre nações, onde os principais países envolvidos são: Alemanha, Reino Unido, Japão e Estados Unidos. Cada país é responsável e colabora por uma etapa dessa indústria do futuro, isso não quer dizer que outros países não possam participar, ou que essas atividades são selecionadas para cada país, é apenas o ponto forte de cada nação que sente vontade em participar desse projeto.

A Alemanha já possui as smart manufacturing, o Japão é conhecido pela sua robotização, o Estados Unidos é responsável pelo gerenciamento de informações, a big data, e UK chama atenção pelas estratégias em alinhar toda a indústria digital.

A indústria 4.0, também conhecida como a 4ª revolução industrial, não vai simplesmente ocorrer de um dia para o outro, há fases de maturação, e a primeira é Computarizar (palavra que ainda não existe no português, mas significa transformar tudo o que é analógico em digital) sendo que os pilares da Indústria 4.0, como: Internet das coisas (IoT), tecnologia 3D, armazenamento na nuvem, cyber segurança, sistemas de integração, realidade aumentada, gerenciamento de informações, robôs e simulação.

Mas o que pode acontecer com os empregos quando tudo for automatizado?

Assim como nas revoluções passadas, há uma preocupação constante com a perda dos empregos, e na 4ª revolução industrial não será diferente, alguns postos de trabalho irão acabar para novos surgirem. Porém atualmente, temos uma vantagem comparada às demais revoluções, temos a chance de nos prepararmos.

Samuel Bloch da Silva atua em projetos envolvendo a tecnologia RFID, Manufatura & Logística Digital e Manufatura Aditiva. Em uma de suas palestras sobre as fases da Indústria 4.0, apresentou uma pesquisa cujo o título era “Quão suscetíveis são os empregos a computarização” e através de gráficos foi fácil perceber quais empregos vão acabar e quais vão continuar.

De uma forma simples, é possível descobrir isso da seguinte forma: Se em seu trabalho atual você desempenha as seguintes funcionalidades, fique tranquilo seu emprego está seguro: inteligência social; percepção e manipulação e criatividade.

Porém, se seu trabalho demanda esforço repetitivo e não explora sua capacidade criativa e de inovação, está na hora de se desenvolver em outras áreas, porque provavelmente seu trabalho pode não mais existir daqui algum tempo. Samuel ainda destacou a seguinte equação estudada: “ Baixo salário + Baixa educação = computarização”.

Separei algumas vantagens em relação a  4ª Revolução Industrial. São elas: a criação de novos modelos de negócios e maior customização aos consumidores; redução de resíduos e economia de energia; otimização do tempo e redução de custos a médio e longo prazo;

redução significativa de erros e operações e cadeias logísticas integradas.

Vamos aproveitar a oportunidade que temos de nos prepararmos para a 4ª revolução industrial, a hora é agora! Haverá oportunidades para aqueles que tiverem preparados.

*Kauana Pacheco
 é diretora da assessoria de marketing e comunicação para Comércio Exterior, a ComexLand, e ajuda empresas e profissionais da área a se posicionarem no ambiente digital. O grande diferencial da assessoria é entendimento em Comex e o atendimento que compreende a necessidade e o deadline de cada cliente.  Kauana é formada em Negócios Internacionais e é especialista em Big Data & Market Intelligence.

You may also read!

Ribeirão Pires anuncia Leni Walendy como nova secretária de Educação

Educadora com ampla experiência na gestão pública e na área educacional assumirá a Pasta, portanto, nos próximos dias A Prefeitura

Read More...

Revitalizado, Mirante Santo Antônio ganha binóculo panorâmico 360º em inauguração neste sábado (13.06)

Equipamento doado pela Rede D’Or amplia experiência turística no local, que recebe cerimônia de entrega da revitalização e integra

Read More...

Receita Federal intensifica o cruzamento de dados e aumenta pressão sobre comerciantes

Fiscalização digital exige maior organização fiscal e financeira dos varejistas para evitar riscos de autuação e fortalecer a gestão

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu