Setenta anos de progresso e inovação no ABC Paulista

In ABCD, Artigo On
- Updated
Rafael Cervone e Norberto Luiz Perrella

Rafael Cervone*
Norberto Luiz Perrella**
Em 2024, no dia 30 de agosto, a Diretoria Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) de Santo André, com jurisdição também nos municípios de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, celebra um marco histórico: 70 anos de dedicação ao fortalecimento do setor no ABC Paulista. Nesse período, testemunhou e participou ativamente das transformações que moldaram o coração industrial do Brasil, acompanhando a evolução tecnológica, as crises econômicas e as mudanças políticas que impactaram diretamente a atividade.
Fundado em 1954, em um momento no qual o País dava seus primeiros passos rumo à industrialização, o CIESP Santo André tornou-se um pilar para os empresários da região. Acompanhou a ascensão de gigantes como a Paranapanema, produtora de cobre e suas ligas, que impulsiona a economia da região, Pirelli e Bridgestone, ambas da área de pneus, com forte presença no município, e a AkzoNobel, líder global em tintas e revestimentos. O Polo Petroquímico de Capuava, em Mauá, abriga indústrias de grande porte, que moldaram o desenvolvimento da região desde a década de 1970, sendo pioneiro nacional no segmento. Ou seja, nosso setor contribui de modo expressivo para o crescimento, geração de empregos e inovação na região.
Desde a revolução industrial paulista, que transformou o ABC em um dos principais polos do setor automotivo e metalúrgico do País, até a era da digitalização e tecnologia de ponta que vivemos hoje, o CIESP Santo André sempre foi um farol de perseverança e progresso para os empresários. Não apenas defendeu os interesses das indústrias locais, mas também incentivou o associativismo, reunindo empresas de diferentes portes e segmentos em prol de objetivos comuns: crescimento econômico, geração de empregos e desenvolvimento sustentável.

Ao longo dessas sete décadas, a entidade contou com a liderança visionária de grandes nomes, que dedicaram suas vidas ao fortalecimento do setor: Antonio Braga, Maria do Carmo Neuenhaus, Oscar Enrique Cabello, Hiroshi Hashimoto, José Carlos Vassoler, Fausto Cestari, Shotoku Yamamoto, Nelson Tadeu Pasotti Pereira, Giorgio Guardalben, Emanuel Teixeira e José Jaime Zacarelli. Com dedicação e paixão, guiaram a entidade em tempos de desafios e transformações. Alguns desses líderes já não estão mais entre nós, mas seus legados permanecem vivos, inspirando as novas gerações de empresários a manter o espírito associativo que sempre foi o coração do CIESP. Ajudaram a moldar o futuro da indústria, com um olhar focado na inovação, no desenvolvimento sustentável e na cooperação mútua, valores que seguem sendo pilares da entidade.
Hoje, contanto com apoio de lideranças como Kinji Yamamoto e João Tunes Júnior, o CIESP Santo André, na presente gestão, continua a vislumbrar o futuro com otimismo. Em um cenário de rápida evolução tecnológica e de um mercado cada vez mais competitivo, a entidade reforça seu compromisso em conectar a indústria tradicional com o novo ecossistema de startups e soluções inovadoras.
Eventos como a plenária “Inovação ao alcance: como revolucionar seu negócio”, com a presença de Gustavo Kass, presidente do Grupo Paranoá e fundador da Datawake, são exemplos concretos desse compromisso. Nossa entidade não apenas acompanha a inovação, mas lidera esse movimento, promovendo a integração entre diferentes setores e contribuindo para o surgimento de sucessivas gerações de empresários.
A nova sede do CIESP Santo André, que está sendo inaugurada neste mês do seu aniversário, simboliza o capítulo atual de sua trajetória. Localizada à Rua Antônio Bastos, 123, em Vila Bastos, tem estrutura moderna e sustentável, projetada para atender às demandas dos associados com salas de reuniões, um auditório para 45 pessoas e tecnologias que refletem a busca incessante por eficiência energética e responsabilidade ambiental. O espaço é um centro de inovação e colaboração, onde empresários poderão reunir-se, trocar ideias e encontrar soluções para os desafios de um mercado em constante evolução.
Enquanto celebra seu passado, o CIESP Santo André também olha para o amanhã de modo confiante. Seus 70 anos não são apenas um marco de resistência e perseverança, mas também um testemunho do poder do associativismo e da união entre empresários. O futuro da indústria no ABC Paulista, assim como no Brasil, está nas mãos daqueles que ousam inovar, que acreditam na força do coletivo e que enxergam no setor não apenas um motor econômico, mas um instrumento de transformação social.
O CIESP Santo André reafirma seu compromisso em continuar sendo uma voz forte da indústria na região, sempre defendendo seus interesses, promovendo o crescimento sustentável e incentivando o desenvolvimento das próximas gerações de empreendedores. O legado dos que vieram antes serve de inspiração para os desafios do futuro. A trajetória da entidade é, acima de tudo, uma história de orgulho, resiliência e esperança.
*Rafael Cervone é o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).
**Norberto Luiz Perrella é o diretor-titular do CIESP Santo André.
Olá, Irina. Por favor, tem foto deles pra eu ilustrar a publicação?
Claro Joaquim, te mando
Rafael Cervone
Norberto Perrella
Legal!

You may also read!

Prefeito Orlando Morando entrega ampliação da EMEB Luiza Maria de Farias

Novo prédio tem capacidade para atender 270 novos estudantes dentro do Programa Educar Mais; Prefeitura de São Bernardo ampliou

Read More...

Mauá terá Baile do Viver Bem e prefeito dança com ausência de Tarcísio

Joaquim Alessi Para celebrar os 70 anos de Mauá e também marcar o encerramento das atividades do ano de 2024,

Read More...

Médicos avançam em técnicas para remoção de tumores raros que desafiam a medicina

Trabalho conjunto entre cirurgiões oncológicos, anestesistas e equipes de assistência torna hospital uma das referências no País em cirurgias

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu