Setembro Amarelo dá nova cor ao Paço de Santo André

In Saúde On
- Updated

Campanha de prevenção do suicídio ganha ainda mais importância neste ano, por causa de solidão provocada pelo isolamento social

Neste ano, em meio ao atual cenário de pandemia da Covid-19, abordar assuntos como valorização e preservação da vida ficou ainda mais importante.

A solidão provocada pelo isolamento social pode aumentar o risco de suicídio, cuja prevenção é o principal objetivo do Setembro Amarelo, que teve início nesta terça-feira (1º).

Iluminação

Como parte da campanha de conscientização, o prédio da Prefeitura e o espelho d’água do Paço Municipal ganharam iluminação amarela

Ela será utilizada durante todo o mês de setembro. Além disso, a administração preparou materiais visando promover o cuidado humanizado.

A rede municipal de saúde oferece acolhimento para pessoas que sofrem com quadros depressivos ou sofrimentos psíquicos.

O munícipe pode procurar diretamente a unidade de saúde de referência para que o acolhimento desse sofrimento seja realizado junto à equipe multiprofissional.

Ela diagnosticará o usuário e irá direcioná-lo para receber o tratamento mais adequado para cada caso.

Além da rede pública municipal, o CVV (Centro de Valorização à Vida) presta apoio emocional e prevenção do suicídio, por meio do telefone 188 (ligação gratuita). O atendimento também é feito por email, chat, atendimento pessoal e CVV Comunidade, com ações abertas à população que estimulam o autoconhecimento e melhor convivência em grupo e consigo mesmo.

O Setembro Amarelo foi organizado nacionalmente em 2015 e teve adesão de Santo André em 2017. Desde então tem ganhado força, com a ampliação das ações de sensibilização e conscientização dos munícipes.

Em 5 de setembro de 2019 foi aprovada a lei que institui o Plano Municipal de Valorização à Vida e a campanha Setembro Amarelo, que têm como objetivo reduzir as taxas de suicídios e suas tentativas, além de identificar e acompanhar indivíduos que apresentem comportamentos suicidas. Santo André registrou 360 suicídios no ano passado e 277 neste ano.

Foto: Alex Cavanha/PSA

You may also read!

Ourominas inaugura unidade no Shopping ABC

Distribuidora de títulos e valores mobiliários, especializada em câmbio e metais preciosos, oferece, em suma, serviços para pessoas física

Read More...

Coop amplia oportunidades de trabalho para profissionais com 50 anos ou mais

O aumento da longevidade da população brasileira também vem acompanhado, em primeiro lugar, de mudanças na relação com o

Read More...

Rio Grande da Serra promove 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Evento buscou debater políticas públicas e fortalecer o sistema de garantia de direitos à criança e adolescente no município. Rio

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu