Sesc Santo André e São Caetano lançam documentários sobre cenário musical do ABCD

In Cultura On
- Updated
Vinicius Castelli

Projeto Territórios Sonoros do ABC apresenta um panorama de como as sete cidades contribuíram para uma cena musical pulsante e de grande importância no cenário nacional. 

Na busca por um panorama sobre como os territórios das cidades do ABCD colaboraram para a formação do cenário musical brasileiro nas últimas décadas, o Sesc Santo André e São Caetano lançam o projeto “Territórios Sonoros do ABC”, uma série de documentários que vão ao ar mensalmente.

estreia acontece em 22 de outubrosexta-feira, às 19h, nos canais das unidades no Youtube.  

Reconhecida como importante polo industrial, a região é também celeiro de intensa produção artística e cultural.

Na busca por mapear esses territórios, a proposta é reunir uma parcela desses personagens, lugares e histórias, destacando como, geograficamente, as cidades são atravessadas umas pelas outras e o cidadão do ABCD, como é conhecido, transita e se destaca culturalmente. 

Territórios Sonoros do ABC 

Os documentários foram produzidos a partir dos depoimentos de artistas do ABCD, que participaram ativamente da construção desses cenários musicais.

Os convidados resgatam suas memórias e relatam as histórias vividas em espaços da região que foram, e ainda são, lugares de convivência que possibilitam momentos históricos, encontros, experiências de criação, inovação e articulação. 

O projeto conta com pesquisa e roteiro do músico e jornalista Vinícius Castelli e do produtor cultural Ruy Rascassi e direção de Bruno Badain.

Os episódios têm duração de aproximadamente 40 minutos e mostram, além de impressões, como a linguagem musical foi se destacando ao longo do tempo. 

Episódio 1 – “Cidades de Atitude” 

Retrata o movimento iniciado nos anos 80, com ritmos pesados, como rock, heavy metal e thrash, que gerou um cenário regional enriquecedor e que, posteriormente, se desdobrou em outros gêneros musicais e revelou um enorme sortimento de artistas e estilos. 

O documentário aborda a relação desse movimento com a classe operária da região das sete cidades, onde se destacam indústrias de diversos setores, mas sobretudo do automobilístico.

A narrativa mostra como se deu o ‘boom’ dessas linguagens e como ela se tornou um promissor celeiro de bandas e artistas. 

Dentre os artistas ouvidos, estão:  Jean Gantinis, músico veterano criador da loja de discos dos anos 80, Metal Music, em Santo André; Alexandre Cunha, músico da banda MX, importante nome do cenário thrash no País; Manoel Barata, músico da banda punk DZK; músicos do Giallos, grupo local que aposta na linguagem punk; músicos da banda Giant Jellyfish, que tem como vocalista a cantora Teka Almeida; e a cantora Malka, de São Caetano. 

Personagens do documentário transitam por temas como a ascensão do rock e a relação do movimento com a classe operária, com a Loja Metal e outros espaços do ABCD; a chegada do estilo punk; a participação feminina no cenário musical; os preconceitos, a inclusão e a diversidade na cena cultural.   

Música no ABCD

A música se conecta com o local e contexto histórico em que está inserida.

Dessa forma, os Territórios Sonoros do ABC suscitam a ressignificação dos espaços e despertam as lembranças afetivas do público, permitindo a reflexão sobre as questões políticas e as mudanças que ocorreram na região nas últimas décadas.  

Com territórios que se atravessam e se conectam, o cidadão do ABCD extrapola os limites geográficos da cidade que habita e se envolve em uma teia cultural de trabalhos expressivos dentro da linguagem musical. 

Pesquisadores 

Vinicius Castelli – Músico e jornalista. Foi colunista e repórter de Cultura do Diário do Grande ABC, da Rádio Globo e autor do blog “Pilha na Vitrola”.

É consultor para bandas independentes. 

Ruy Rascassi – contrabaixista e um dos fundadores da Nômade Orquestra, diretor do Festival Novos Motores e da produtora Morning Birds Music, especializada na promoção e difusão de bandas e artistas do ABCD. 

Direção, produção e montagem 

Bruno Badain – Diretor de Cinema, Diretor de Arte e Fotógrafo. Atua no mercado editorial e publicitário desde 2006. 

You may also read!

Rotary Club homenageia Movimento Autonomista

Tem se tornado uma feliz tradição o Jantar/Palestra que o Rotary Club de São Caetano do Sul realiza anualmente

Read More...

Presidida pela deputada estadual Carla Morando, CPI das Empresas de Telecomunicações tem trabalhos prorrogados por mais 60 dias

Em reunião presidida pela deputada estadual Carla Morando na quarta-feira (16.10) foi aprovada a prorrogação dos trabalhos. O prazo de

Read More...

As flores dos terraços

Por Guttemberg Guarabyra* Dizem que o calor prematu­ro trouxe a primavera an­tes do tempo. As orquídeas de­sabrocharam prematuramente. É a

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu