O filme “Ladrões de Bicicleta”, clássico de 1948 do diretor italiano Vittorio De Sica, ganha três exibições no Sesc Avenida Paulista, nos dias 18 e 19 de janeiro. No sábado (18), as sessões são às 19h e às 21h, e no domingo (19), sessão única às 18h. Na obra, o personagem Antonio Ricci tem sua forma de sustento roubada – a bicicleta com a qual cola cartazes pela cidade -, então inicia uma busca pelas ruas de Roma juntamente de seu filho, trazendo um panorama da sociedade italiana no pós-guerra. O clássico do cinema neorrealista ganha uma trilha sonora especialmente composta para a performance, com execução ao vivo. O compositor Anselmo Mancini (piano, samples e synths) se apresenta ao lado dos convidados Kooi Kawazoe (guitarra e synths), Catarina Schmitt (viola e rabeca) e Silnei Döomaci (flauta transversal e piccolo). A atividade é gratuita e para participar é necessário retirar ingressos, com uma hora de antecedência, no balcão do térreo.
O FILME
A história se passa logo após a Segunda Grande Guerra, com a Itália destruída e o povo passando necessidade. Ricci consegue um emprego após muita espera. Só que esse emprego, de colador cartazes na rua, lhe pedia como obrigação uma bicicleta. Ricci e sua mulher Maria conseguem um dinheiro para uma, possibilitando que ele realize o seu trabalho. Há também o menino Bruno, filho do casal. Fascinado por bicicletas, o menino cai de cabeça com o pai na busca pela bicicleta que lhes foi roubada, quando Ricci trabalhava apenas em seu primeiro dia. Foi indicado ao Oscar de “Melhor Roteiro” em 1950 (quando lançado nos EUA), tendo ganhado o prêmio honorário da Academia, além do Globo de Ouro de “Melhor Filme em Língua Estrangeira”.
O DIRETOR
Vittorio De Sica foi um dos mais importantes diretores e atores do cinema italiano. Como ator estreou em 1932, no filme Dois Corações Felizes. Como diretor sua estréia foi em 1939, com o filme Rosas Escarlates. Em 42 anos de carreira recebeu quatro prêmios Oscar: em 1948 por “Vítimas da Tormenta”, em 1950 por “Ladrões de Bicicletas” – ambas ocasiões como prêmios honorários -, em 1972 por “Jardim dos Finzi-Contini” (Melhor Filme em Língua Estrangeira), e em 1865 pelo filme “Ontem, Hoje e Amanhã”. É considerado o precursor do neorrealismo italiano e seu último filme foi A Viagem, com Richard Burton e Sophia Loren, e que estreou dias depois de sua morte, em Paris.
TRILHA SONORA
Composta especialmente para essa performance por Anselmo Mancini, a trilha sonora é dirigida e executada ao vivo pelo próprio compositor (piano, samples e synths); e os convidados Kooi Kawazoe (guitarra e synths); Catarina Schmitt (viola e rabeca); Silnei Döomaci (flauta transversal e piccolo). Com uma estética híbrida, Mancini apresenta um repertório musical que vai da música erudita à eletrônica, bem como a utilização de instrumentos acústicos e sintetizados, incorporando até mesmo procedimentos contemporâneos onde transforma objetos diversos em instrumentos musicais. Os diálogos do filme estão presentes em sua forma original.
SERVIÇO
LADRÕES DE BICICLETA COM TRILHA SONORA AO VIVO
Filme De Vittorio De Sica Com Trilha Sonora Por Anselmo Mancini
Quando: dias 18 e 19 de janeiro de 2020
Horário: às 19h e às 21h, no sábado, e às 18h, no domingo
Local: Arte II (13º andar)
Quanto: Vagas limitadas. Retirada de ingresso com 1h de antecedência no térreo
Classificação: Livre
SESC AVENIDA PAULISTA
Avenida Paulista, 119, São Paulo
Fone: (11) 3170-0800
Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m
Horário de funcionamento da unidade:
Terça a sábado, das 10h às 22h.
Domingos e feriados, das 10h às 19h.
Horário de funcionamento da bilheteria:
Terça a sábado, das 10h às 21h30.
Domingos e feriados, das 10h às 18h30.
Site: sescsp.org.br/avenidapaulista
Facebook: facebook.com/sescavpaulista
Instagram: @sescavpaulista
App Sesc Avenida Paulista: disponível para download gratuito em celulares e tablets no endereço sescsp.org.br/avenidapaulista