Joaquim Alessi*
Com clima de montanha, ruas arborizadas e um ritmo que convida a desacelerar, Serra Negra conquistou, em primeiro lugar, seu espaço como um dos destinos mais charmosos do Interior.
No Circuito das Águas, a cidade, cercada por natureza, oferece, acima de tudo, experiências para o corpo e a mente que se enquadram no turismo de bem-estar.
Desde o início do século XX, as águas locais despertam, por exemplo, interesse por suas propriedades especiais.
Estudos da década de 1920 apontaram, da mesma forma, composição rica em minerais e presença de radioatividade natural em níveis seguros.
Isso levou à indicação dessas águas para diferentes tratamentos de saúde e práticas de relaxamento.
Tal reconhecimento marcou definitivamente, em suma, a trajetória do município, que passou a ser associado ao cuidado com o corpo e ao equilíbrio físico e mental, conquistando o título simbólico de “Cidade da Saúde”.
Hoje, portanto, é possível desfrutar desses benefícios no Balneário Municipal, que oferece banhos de imersão com diferentes tipos de sais e espumas.
Cada um com uma indicação diferente para a saúde.
O local também realiza outros tratamentos, como massagens variadas que atendem a um público diversificado.
Fontes terapêuticas
Além do Balneário, a cidade conta com diversas fontes espalhadas em lugares públicos, identificadas com informações sobre suas indicações terapêuticas.
A Fonte São Carlos, a Fonte dos Italianos — ao lado da charmosa Fontana di Trevi, que homenageia a imigração italiana —, além das fontes Brunhara, Sant’Anna, Santo Agostinho e Santa Luzia, fazem parte desse roteiro.
Não por acaso, o município também se destaca como polo de engarrafamento de água mineral, com produção que abastece boa parte do Estado.
Outra característica que define o bem-estar de quem visita Serra Negra é a natureza.
As montanhas que cercam a cidade ajudam a manter o clima ameno durante todo o ano e proporcionam mirantes espetaculares.
Fazendas e trilhas proporcionam contato com a natureza, o que é ideal, por exemplo, para relaxar o corpo e recarregar as energias.
O estilo de vida voltado ao bem-estar se reflete também na infraestrutura turística.
A cidade possui desde hotéis centrais que oferecem todas as refeições, ideais para quem busca praticidade, até hotéis-fazenda e pousadas.
Todas cercadas por natureza, perfeitas para uma estadia mais contemplativa.
Para mais informações sobre o destino além de dicas de hospedagem e restaurantes acesse, em conclusão: https://visiteserranegra.com.br e www.instagram.com/visiteserranegraoficial
*Com informações de Cláudia Costa/Assimptur
