A Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou nesta sexta-feira (17.02) uma adega na Rua Felipo Cataruzi, Jardim Las Vegas, e um bar na Rua dos Algonquinos, no Jardim do Estádio.
A ação foi necessária, pois os locais acumulavam, em primeiro lugar, sucessivas autuações por ruído excessivo.
A operação teve apoio, acima de tudo, da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.
O estabelecimento do Jardim Las Vegas já era monitorado pela autarquia e realizava eventos com música eletrônica e ao vivo.
Em som com volume excessivo e que ocasionava a perturbação do sossego junto à vizinhança.
Além disso, operava, da mesma forma, sem alvará de funcionamento, inclusive durante as madrugadas.
Advertência e 10 autos de infração
No total, o local já acumulava uma Advertência Ambiental e 10 Autos de Infração Ambiental (multas), com valores somados de 2.850 FMPs (Fator Monetário Padrão), equivalente a R$ 14.414,73.
Durante o período de autuações, nenhuma multa foi paga pelo responsável, que também não tomou as medidas necessárias para evitar o ruído ou legalizar o funcionamento do espaço.
Nesta sexta, foram colocadas barreiras físicas de concreto para a interdição. A adega apresentava longo histórico de reclamações, inclusive pelas redes sociais do Semasa.
Música ao vivo
Já o bar no Jardim do Estádio, além dos problemas relacionados ao barulho, também vinha promovendo eventos com música ao vivo com interdição da via pública, especialmente aos domingos.
O Semasa já havia autuado o estabelecimento, com emissão de três Autos de Infração Ambiental, que somam 750 FMPs ou R$ 3.793,50.
Também foram colocadas barreiras de concreto no local.
Em Santo André, a autarquia fiscaliza a emissão de som alto em estabelecimentos comerciais, industriais e obras.
Os moradores podem fazer as denúncias no site www.semasa.sp.gov.br de forma on-line (na área de Outros Serviços ao Usuário), pela Central de Atendimento telefônico, de segunda a sexta, das 9h às 16h, pelos telefones 0800-4848115 ou 4433-9300 (ligação tarifada), ou ainda pelas redes sociais do Semasa.