Semasa flagra infrator que descartava terra e entulho em área de proteção

In ABCD, Canto do Joca, Cidades On
- Updated
Flagrante no Recreio da Borda do Campo Fiscalização Ambiental. Fotos: Divulgação/Semasa

Crime ambiental ocorreu no Recreio da Borda do Campo e o responsável também teve o veículo apreendido. GCM apoiou a ação


A Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) flagrou na noite desta quarta-feira (21.07) um caminhão que realizava continuamente descartes de terra e entulho em uma área pública de preservação permanente no Recreio da Borda do Campo, invadida no início de 2021.

O responsável pelo veículo e o invasor da área foram, em primeiro lugar, autuados pela autarquia.

A ação contou, acima de tudo, com apoio da Guarda Civil Municipal de Santo André, e o caso foi registrado no 6º Distrito Policial.

O crime ambiental ocasionou, além disso, a formação de aterro clandestino e o soterramento de curso d’água do lote na avenida Mico Leão Dourado.

Vistorias desde janeiro

Em janeiro deste ano, os agentes do Semasa detectaram a invasão do local e, desde então, realizavam vistorias para tentar flagrar os infratores.

O responsável pela invasão havia cercado e trancado a área.

Ele admitiu que solicitava, havia meses, o recebimento de terra e entulho para aterrar o espaço.

“Proteger e recuperar os mananciais é um dever do poder público e, nesse sentido, a Fiscalização Ambiental do Semasa possui papel fundamental. A autarquia seguirá atenta aos crimes ambientais em nossa cidade, autuando responsáveis e zelando pelo patrimônio ambiental de Santo André”, afirma, por exemplo, o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

Durante a ação desta quarta-feira, foi possível realizar a abordagem junto aos dois indivíduos.

Responsabilização

O proprietário do imóvel que gerou os resíduos usados na ação criminosa também será responsabilizado pela infração.

A Fiscalização Ambiental emitiu Auto de Infração Ambiental (multa) de 5.000 FMPs (Fator Monetário Padrão – equivalente a R$ 21.462,5) para o responsável pelo caminhão, que também teve o veículo apreendido, e de 10.000 FMPs (equivalente a R$ 42.925) para o invasor do lote.

Além da multa, todos os envolvidos deverão assinar um Termo de Compromisso para restauração da área impactada.

O Semasa reforça que quaisquer intervenções nas áreas de mananciais são passíveis de licenciamento ambiental junto à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

A equipe da autarquia realiza operações de fiscalização nos bairros Recreio da Borda do Campo, Parque Miami e Jardim Riviera continuamente para coibir e detectar infrações ambientais de todas as naturezas.

As áreas de proteção permanente são, em suma, essenciais para a garantia e qualidade dos recursos hídricos.

Esses bairros estão em área de influência da Represa Billings, o principal manancial do ABCD.

Os moradores podem e devem denunciar crimes ambientais pelos canais do Semasa – pelo site (www.semasa.sp.gov.br – na área de Outros Serviços aos Usuários).

Tem ainda a Central de Atendimento telefônico (0800-4848115 ou 4433-9300, ligação tarifada), pelo Fale Conosco (também no site do Semasa) ou ainda pelo aplicativo Colab, da Prefeitura de Santo André.

You may also read!

Câmara de Ribeirão Pires aprova projetos que mantêm valores dos subsídios do Executivo e Legislativo

Projetos mantêm subsídios de vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários municipais, para a gestão de 2025 a 2028. Em outras palavras,

Read More...

Marcelo Lima anuncia criação de hospital infantil no primeiro ano de governo

Candidato fez caminhada no Assunção ao lado do prefeito Orlando Morando, da deputada Carla Morando e de Flávia Morando Marcelo

Read More...

“Nada pode piorar o Alex”, afirma Dib, ao declarar neutralidade

Ex-prefeito afirma que não vota nulo, dá a entender voto em Marcelo e lima Manente das possibilidades Ao lado do

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu