Segredo é sagrado

In Artigo On
  • Guttemberg Guarabyra

O verdadeiro segredo é aquele jamais dito.

——-

Aí vem à memória aquele caso que você tem vontade de contar, sabe que a narrativa traria momentos de estupefação, suspense, e ao final uma onda de alívio e quase aplausos.

Mas não pode contar.

O verdadeiro segredo é aquele jamais dito.

Ou confessado apenas de você para você, no escuro e de portas fechadas. E apenas em pensamento. Nada de sair digitando, só de sarro, em algum computador, celular ou coisa que o valha. Segredos são peritos em fuga. Não facilite.

Ao abrir o cofre para alguma consulta ou lembrança, esteja alerta para que não lhes escapem das vistas. Mantenha-se alerta. Ao menor movimento em direção à liberdade, bata a porta, gire o botão de misturar os números da tranca, respire.

Não os confunda, porém, com aquela fofoca ou disse-me-disse, especulas de ponta de rua. O segredo, o verdadeiro segredo, é aquele capaz de fazer com que o inimigo localize sua posição e lhe destrua.

É aquele que, com consequências menos coletivamente trágicas, pode desmanchar casamentos, diluir sociedades, causar suicídios, homicídios, loucura, mudez permanente.

Relembre a cena que não pode contar. Imagine agora que alguém acabou de descobrir o que está se passando em sua mente. Calcule as consequências.

Você pode estar enganado. Talvez o desvendamento do mistério nem cause o prejuízo e a comoção que meses ou anos atrás traria, caso fosse revelado agora.

Mas cuidado. O segredo usa dessas artimanhas para escapar.

Enquanto você come, enquanto você passeia, anda, caminha, viaja, dorme, ele está tramando uma fuga.

Mesmo enquanto você ama — um momento sagrado — não se iluda, ele estará de prontidão para distraí-lo, forçará uma brecha, tentará conturbar sua alma. Não respeita nada.

Relembre novamente a cena que você quer preservar no anonimato. Aliás, querer não é bem o verbo. Você é obrigado a mantê-la oculta. Segredo que depende apenas do simples desejo de revelar não é segredo, é picuinha.

Talvez seja até mistério.

Mas não é o segredo capital. Aquele que, ao lhe retirarem o véu, automaticamente modifica destinos.

Sou forçado a parar por aqui, pois de tanto lembrar do momento que oculto para todo o sempre, sinto que ele se aproveita para sacudir minhas defesas.

E se esforça por emergir do fundo do abismo escuro onde o mantenho acorrentado.

Segredo, amigos, é o único ser que merece cumprir eterno cárcere privado.

Mantenha-o lá. Não é crime.

 

 

  • Guttemberg Nery Guarabyra Filho, ou Guttemberg Guarabyra, ou apenas Guarabyra, nascido em Barra, Vale do São Franscico, Interior da Bahia, cronista de ABCD REAL, músico, compositor, escritor e poeta brasileiro. Entre seus maiores sucessos como compositor estão as canções “Mestre Jonas” e “Outra vez na estrada” (ambas em parceria com Luiz Carlos Sá e Zé Rodrix), “Casaco Marrom” (com Renato Correa e Danilo Caymmi), “Sobradinho” (com Luiz Carlos Sá) , “Espanhola” (com Flávio Venturini), Dona e muito mais. Escreveu O Outro Lado do Mundo e Teatro dos Esquecidos, além de inúmeras crônicas.

You may also read!

Braskem Idesa, Advario e Terminal Química Puerto México ganham prêmio no IJGlobal Awards Nova York

O projeto Terminal Química Puerto México (TQPM), da Braskem Idesa, produtora de polietileno no México controlada pela Braskem, e

Read More...

Posto de Coleta de Sangue de Mauá completa um ano de existência salvando vidas

Parceria entre a Prefeitura e a Colsan já arrecadou, acima de tudo, mais de 12 mil bolsas de sangue.

Read More...

Ribeirão Pires sedia jogos do Campeonato Paulista de Futebol Americano

Partidas acontecem neste domingo (31.03) no campo da Vila Gomes, com entrada solidária Neste domingo (31), Ribeirão Pires sedia rodada

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu