Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência abre inscrições para curso online de Libras em 3 de outubro

In Canto do Joca On

Curso é gratuito e já qualificou 22,7 mil pessoas de 407 municípios do Estado de São Paulo; vagas são limitadas 

Nesta terça-feira (3), a partir das 10h, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) abre as inscrições para o curso básico online e gratuito da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A ação, realizada em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), já qualificou cerca de 23 mil pessoas de mais de 400 municípios do Estado de São Paulo. Ao todo, serão quatro turmas ministradas por quatro professores surdos: duas com aulas às segundas, quartas e sextas-feiras; duas com aulas às terças e quintas-feiras.

O conteúdo programático é abordado por professores surdos e contempla os seguintes temas: O que é libras; Identidade surda; Cultura surda; Comunicação: surdo x ouvinte; Regionalismos na libras; Sistema de notação da libras; Alfabeto manual; Sinais pessoais; Cumprimentos/saudações; Condições climáticas; Advérbios de tempo e calendário; Singular e plural; Animais; Expressões faciais; Materiais escolares e de escritório; Pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos e interrogativos; Números: cardinais e quantidades; Dias da semana; Família; Sentimentos; Horas/duração; Ambientes da residência; Localidades; Direção/perspectiva; Meios de transporte; Profissões; Documentos; Verbos; Configurações de mão.

O curso tem o total de 40 horas, divididas em 30 horas ao vivo pela plataforma Zoom, e 10 horas de atividades extras. É necessário o uso de câmera durante as aulas. Para obter o certificado de participação, é preciso ter frequência mínima de 75% das aulas ao vivo, e atingir média final 5,0 ou superior. Os cursos de Libras acontecem mensalmente e têm vagas limitadas. O público em geral a partir dos 18 anos pode se inscrever. A iniciativa tem como objetivo ensinar Libras a pessoas sem deficiência auditiva para que elas estejam habilitadas a se comunicar com as mais de 492,9 mil pessoas com deficiência auditiva que vivem no estado de São Paulo, de acordo com os índices da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

As inscrições abrem no início de cada mês e podem ser realizadas através do site pessoacomdeficiencia.sp.gov.br.

Serviço – Inscrições para o Curso de Libras Básico de outubro/2023
Formulários de inscrição por turma serão abertos ao público em 3 de outubro, às 10h, no site da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 

You may also read!

Ação integrada da GCM com apoio do Smart Sanca resulta em prisões em flagrante em São Caetano no fim de semana

O trabalho integrado da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano, da Polícia Militar do sistema de monitoramento inteligente

Read More...

Defesa Civil estadual alerta para ventos fortes e veranico em São Paulo

Dois fenômenos consecutivos exigem atenção redobrada: rajadas intensas entre terça e quarta e, na sequência, período de calor atípico

Read More...

Gilvan abre 54ª edição dos Jogos Escolares de Santo André

Competição reunirá, acima de tudo, 8 mil atletas e terá novas modalidades Teve início oficialmente nesta segunda-feira (18.08), em primeiro

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu