Secretaria de Meio Ambiente entrega dois novos espaços do Programa Troca Verde em Mauá

In ABCD On
Prefeito, Marcelo Oliveira, confere a construção de canteiro elevado de alvenaria com plantio de espécie de nativas e ornamentais. Fotos: PMM

Localidades contempladas são Jardins Mauá e Itapark

Nesta quinta-feira (11.12), a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com as secretarias de Assistência Social e Serviços Urbanos, da Prefeitura de Mauá, entregou, em primeiro lugar, dois novos pontos do programa Troca Verde.

O objetivo é promover, acima de tudo, a barganha de objetos recicláveis por ração de cães, gatos, ou ainda por alimentos.

Trata-se, em suma, de uma forma de preservar o meio ambiente e incentivar um ambiente mais limpo e saudável para a comunidade. 

O oitavo ponto do Troca Verde foi entregue, portanto, no Jardim Itapark, à rua Evaristo Basso, em frente à Escola Estadual Maria Cecília Pântano.

“O processo de implantação do programa teve ações de educação ambiental, revitalização e plantio de espécies nativas, promovendo um importante enriquecimento visual e do local, explicou o secretário, Reinaldo Soares de Araújo.

Já o nono espaço fica no Jardim Mauá, à rua Joaquim Chavasco, na calçada da Escola Estadual Clorinda Ciampitti Perrela.

Para que a comunidade adote a cultura da reciclagem, foram desenvolvidas pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente várias ações de educação ambiental porta a porta, panfletagem, apresentação e cadastramento do programa aos interessados, limpeza, remoção de lixeiras clandestinas, ampliação da coleta de resíduos sólidos, revitalização do entorno e paisagismo na calçada.

O programa Troca Verde já foi desenvolvido nos jardins Oratório, Éden, Kennedy, São Gabriel, Canadá, Zaíra e Paranavaí, desde junho de 2023. Desde então, cerca de 450 famílias participaram.

Somente de resíduos coletados, foram mais de uma tonelada trocada por 1400kg de alimentos e ração para animais domésticos.

Além de revitalizar a região dos pontos do Troca Verde, foi realizado o plantio de 51 árvores nativas.

Da mesma forma, foi construído canteiro elevado de alvenaria e houve o plantio de espécie de nativas e ornamentais.


You may also read!

Dia de Santa Luzia: BRK destaca a história da santa que faz parte de um dos pontos turísticos mais visitados de Mauá

Imagem da Santa, conhecida como a protetora dos olhos e da visão, pode ser vista na Gruta que também

Read More...

Papai Noel e personagens levam dose extra de magia ao Natal Iluminado de São Bernardo 

Esplanada do Paço sedia, até 25 de dezembro, acima de tudo, atividades recreativas, culturais e decoração temática; evento com

Read More...

Paranapiacaba e Parque Andreense terão chegada do Papai Noel e Feira de Presépios

Região receberá atrações natalinas, em primeiro lugar, a partir deste sábado (13.12) O clima natalino vai contagiar, portanto os moradores

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu