Localidades contempladas são Jardins Mauá e Itapark
Nesta quinta-feira (11.12), a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com as secretarias de Assistência Social e Serviços Urbanos, da Prefeitura de Mauá, entregou, em primeiro lugar, dois novos pontos do programa Troca Verde.
O objetivo é promover, acima de tudo, a barganha de objetos recicláveis por ração de cães, gatos, ou ainda por alimentos.
Trata-se, em suma, de uma forma de preservar o meio ambiente e incentivar um ambiente mais limpo e saudável para a comunidade.
O oitavo ponto do Troca Verde foi entregue, portanto, no Jardim Itapark, à rua Evaristo Basso, em frente à Escola Estadual Maria Cecília Pântano.
“O processo de implantação do programa teve ações de educação ambiental, revitalização e plantio de espécies nativas, promovendo um importante enriquecimento visual e do local, explicou o secretário, Reinaldo Soares de Araújo.
Já o nono espaço fica no Jardim Mauá, à rua Joaquim Chavasco, na calçada da Escola Estadual Clorinda Ciampitti Perrela.
Para que a comunidade adote a cultura da reciclagem, foram desenvolvidas pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente várias ações de educação ambiental porta a porta, panfletagem, apresentação e cadastramento do programa aos interessados, limpeza, remoção de lixeiras clandestinas, ampliação da coleta de resíduos sólidos, revitalização do entorno e paisagismo na calçada.
O programa Troca Verde já foi desenvolvido nos jardins Oratório, Éden, Kennedy, São Gabriel, Canadá, Zaíra e Paranavaí, desde junho de 2023. Desde então, cerca de 450 famílias participaram.
Somente de resíduos coletados, foram mais de uma tonelada trocada por 1400kg de alimentos e ração para animais domésticos.
Além de revitalizar a região dos pontos do Troca Verde, foi realizado o plantio de 51 árvores nativas.
Da mesma forma, foi construído canteiro elevado de alvenaria e houve o plantio de espécie de nativas e ornamentais.
