‘Saúde vale mais do que tudo’, ensina idosa de 103 anos curada de covid-19 em hospital público de São Caetano

In Saúde On
- Updated

A aparência é frágil e a voz soa tênue, às vezes quase inaudível. Mas que ninguém duvide da força da sancaetanense Luiza Peinado Campoi, 103 anos, que recebeu alta quarta-feira (12/5), após 15 dias internada com a covid-19 no Hospital de Campanha de São Caetano do Sul. “Saúde vale mais do que tudo. Quem não fica doente é que não sabe”, ensina dona Luiza, que já se encontra de volta, recuperada, ao Lar Nossa Senhora das Mercedes.

Apesar da boa saúde ao longo de 103 anos de vida, a idade de Luiza Campoi requer cuidados constantes, que nos últimos anos têm sido prestados, carinhosamente, pelas cuidadoras do Lar, onde ela foi recebida com flores e festa de boas-vindas.

Sob aplausos e muitas manifestações de carinho também foi a despedida do hospital, que emocionou toda a equipe médica dedicada ao combate do coronavírus em São Caetano: “Vocês aqui são uma joia da vida. Eu só desejo uma coisa: que a saúde que Deus me deu, dê a vocês também”, disse dona Luiza, sensibilizando os profissionais de Saúde.

REENCONTRO VIRTUAL
Agora só falta uma coisa para completar a alegria de dona Luiza: “Vamos fazer uma chamada de vídeo para que ela possa ver a família”, anuncia Catarina Sotero, assistente social do Lar Nossa Senhora das Mercedes.

Desde o começo da quarentena, os contatos têm sido à distância. Os filhos de dona Luiza, Ângela e Wagner com, respectivamente, 81 e 72 anos de idade, também estão respeitando, rigorosamente, o distanciamento social. Por isso, o clima na família, agora, é de muita expectativa para o reencontro virtual, enquanto a situação não permitir aquele abraço gostoso que todos almejam.

“A notícia de que ela havia sido internada foi um baque. Minha mãe sempre teve a saúde muito boa”, conta o sr. Wagner. “Mas eu sabia que ela estava sendo bem cuidada no Hospital de Campanha, que está tratando dos casos menos graves. E os médicos me davam notícias dela diariamente. Todos me atenderam de forma magnífica”, elogia.

FORÇA INSPIRADORA
Não foi fácil passar o Dia das Mães sem a dona Luiza, admite Wagner. “Mas eu dizia aos meus filhos: ‘Sempre existe um dia seguinte. Não podemos nos abater.’”

A força do sr. Wagner certamente foi herdada da mãe. Os profissionais de Saúde ficaram particularmente comovidos com o ânimo de sua paciente mais idosa. É o que conta o médico Alessandro Neves, diretor técnico do Hospital de Campanha de São Caetano do Sul: “A alta de dona Luiza deixou ensinamentos a todos nós, do Hospital de Campanha. Durante todo o período de internação ela se mostrou com bom astral, sempre animada em todos os momentos. A lição que fica é a vontade de viver. É uma mensagem de otimismo para os pacientes e para todos nós, profissionais de saúde”, declara o médico.

“Ela era a alegria do nosso quarto. Sempre muito lúcida, contava piadas, nos dava alívio num momento difícil”, manifestou-se, por rede social, Eliete Reis, que também esteve internada no Hospital de Campanha. Eliete também não poupa elogios à equipe médica. “Equipe maravilhosa, nota mil, mesmo eu tendo convênio médico fiz questão de ser tratada no ‘hospital de amor’… É assim que defino o tratamento que tivemos… Tratamento do amor. Médicos, enfermeiros, auxiliares, faxineiras, enfim, todos fomos tratados com amor. Minha eterna gratidão a esses profissionais.”

Texto: Suzel Tunes

You may also read!

Em Diadema ação contra enchentes já executou limpeza em mais de 495 bueiros

Foram retiradas das galerias toneladas de detritos, evitando que as águas das chuvas invadissem casas de munícipes em situação

Read More...

UBSs de Diadema abrem neste sábado (22) para vacinação contra a dengue

Imunização contra a doença em jovens de 10 a 14 anos é o destaque da ação; equipes de saúde

Read More...

Feira “Eu amo, eu adoto” disponibiliza 171 animais para adoção neste domingo

Evento acontece, acima de tudo, todo último domingo de cada mês, das 10h às 15h, na tenda azul do

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu