Atividade na Emia Aron Feldman celebrou, em primeiro lugar, 35 anos da história do artista com a cultura da cidade
A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura, prestou neste domingo (17.09) uma homenagem especial ao ator, diretor e produtor Zeca Capellini.
Foi realizado, acima de tudo, um sarau poético na Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística Aron Feldman), no Parque Regional da Criança – Palhaço Estremilique.
Com cerca de 35 anos de história como assistente cultural na Prefeitura, Ezequiel Capellini faleceu em maio deste ano e teria completado 70 anos de idade neste sábado (16.09).
O sarau foi realizado, por exemplo, em parceria com familiares, amigos, colegas de trabalho e artistas.
A programação contou, portanto, com a participação de muitos amigos e admiradores, que realizaram apresentações musicais, contação de histórias, declamação de poesia, contação de “causos” envolvendo o homenageado e esquetes teatrais com leitura de um trecho da peça “Crocodilo do Nilo”, de sua autoria, e da peça “Outorga”, com poemas de Miguel Torga, que ele dirigiu.
Durante o sarau foi confeccionado um painel visual elaborado de maneira coletiva, com fotos e pinturas referentes ao artista.
Como parte das homenagens, a sala de teatro da Emia foi batizada como Sala Zeca Capellini, com a colocação de uma placa.
Trajetória
Zeca Capellini formou-se em Artes Cênicas pela ECA-USP.
Foi assistente cultural na Prefeitura de Santo André desde 1989, e passou a maior parte do tempo atuando na Emia ou em projetos relacionados com a Escola.
Coordenou a descentralização das oficinas culturais com o projeto Emiacidade.
Teve passagens pela Casa da Palavra Mário Quintana, pela Casa do Olhar Luiz Sacilotto e, em conclusão, pela Escola Livre de Teatro (ELT).