Estação Paulista-Pernambucanas está, em primeiro lugar, a apenas 600 metros da largada da corrida e a 300 metros do Palco da Virada
Para quem vai participar ou assistir à 99ª Corrida Internacional de São Silvestre, uma das melhores opções para chegar até a avenida Paulista é, portanto, utilizar a Linha 4-Amarela de metrô, administrada pela ViaQuatro.
A saída da Estação Paulista-Pernambucanas está, em suma, a aproximadamente 600 metros da largada da competição, entre as ruas Frei Caneca e Augusta.
Com a interdição da avenida Paulista em ambos os sentidos, entre a rua Teixeira da Silva e a Rua da Consolação, a partir de segunda-feira (30.12), e o bloqueio da maioria das vias transversais a partir das 0h do dia 31, o transporte sobre trilhos é a melhor alternativa para se deslocar com previsibilidade e segurança, evitando o trânsito local.
Considerada uma das principais corridas de rua do mundo, a São Silvestre terá largada, por exemplo, a partir das 7h45 de 31 de dezembro (para cadeirantes).
Às 7h40, começa, da mesma forma, a prova da Elite Feminina, seguida da Elite Masculina, às 8h05.
A expectativa é de um público de 37 mil participantes, que percorrerão 15 km pelas principais ruas e avenidas da capital.
Operação especial para Réveillon na Paulista
A ViaQuatro organizou operação especial na Linha 4-Amarela para garantir que todos cheguem e retornem do Réveillon com segurança e comodidade.
As estações Paulista-Pernambucanas (a 300 metros do palco) e Higienópolis-Mackenzie funcionarão ininterruptamente durante toda a noite da virada.
As demais estações das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda estarão abertas para embarque e desembarque até as 2h da manhã.
Após esse horário, o acesso será permitido apenas para desembarque e transferência.
Equipes de atendimento e segurança estarão reforçadas para atender ao público.
A abertura do palco, onde ocorrerão os shows, está marcada para as 16h30 do dia 31 de dezembro, com o evento se estendendo até as 2h do dia 1º.
A Prefeitura de São Paulo estima que a festa reunirá mais de 2 milhões de pessoas, número semelhante ao registrado na virada do ano passado.
Se beber, vá de metrô
Utilizar o transporte público, como o metrô, é, em suma, a melhor opção para se locomover com segurança.
Especialmente para quem planeja consumir bebidas alcoólicas durante a celebração.
Vale lembrar que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas nos trens e nas estações.
Outra recomendação é planejar a viagem com antecedência, adquirindo os bilhetes antes do dia do evento para evitar filas.
E aproveitar ao máximo os momentos da festa.
Para quem vai curtir o Réveillon, o metrô oferece, em conclusão, uma maneira prática, segura e sustentável de celebrar a chegada de 2025.