São Paulo reforça segurança urbana com novas viaturas, armamento não letal e abertura de concurso para a GCM

In ABCD, Canto do Joca, Capital - São Paulo On
- Updated

Ação, conduzida pelo prefeito, Ricardo Nunes, e acompanhada pelo secretário Orlando Morando, faz parte das emtregas de aniversário da Capital

A Prefeitura de São Paulo reforçou nesta terça-feira (20.01), em primeiro lugar, a segurança urbana da Capital.

São, acima de tudo, três entregas estratégicas conduzidas pelo prefeito, Ricardo Nunes.

A primeira foi a incorporação de 100 novas viaturas com identidade visual modernizada à frota da Guarda Civil Metropolitana.

Teve ainda, da mesma forma, a entrega de armamento não letal.

Para completar, o anúncio da abertura de concurso público para a contratação de 500 novos agentes.

Além disso, o prefeito anunciou que a GCM deve chegar a quase 10 mil agentes até 2028 com a contratação de mais 2 mil policiais.

Segundo Ricardo Nunes, a ação desta terça faz parte da programação de entregas da Prefeitura na semana do aniversário de 472 anos da cidade.

“Hoje, em uma dessas atividades, estamos entregando 244 armas de condutividade elétrica, que são aquelas usadas para imobilizar pessoas em situações que possam colocar terceiros em risco, além de 100 novas viaturas e a abertura de concurso para mais 500 policiais municipais”, disse, em resumo.

“Dois mil já ingressaram, vamos contratar mais 500 e, até 2028, serão mais dois mil policiais municipais”, completou, da mesma forma.

Lembrando que a Polícia Municipal de São Paulo é maior do que a PM de 10 Estados e neste ano tem orçamento previsto de cerca de R$ 1,9 bilhão.

Durante a cerimônia, o prefeito destacou, da mesma forma, que os investimentos refletem uma política consistente de fortalecimento da Guarda Municipal.

Compromisso permanente

“Hoje já não se discute mais quem mais investiu em segurança na cidade. Colocamos mais de dois mil guardas nas ruas, modernizamos o armamento, entregamos viaturas novas e de qualidade e seguimos valorizando quem protege a população. Esse é um compromisso permanente da nossa gestão”, afirmou, além disso, Ricardo Nunes.

As 100 novas viaturas zero quilômetro passam a integrar a frota com uma nova identidade visual.

A mesma é baseada na cor preta e azul e no padrão quadriculado internacionalmente reconhecido, além da marca “Smart Sampa” na lateral.

A mudança torna a comunicação visual mais clara, objetiva e facilmente identificável também por turistas e visitantes estrangeiros.

Reforçando, com isso, a presença ostensiva e a autoridade da corporação.

A frota da Guarda Municipal cresceu, em suma, mais de 170% desde 2021, e é composta por 610 viaturas de quatro rodas e 220 motocicletas em operação.

“O novo visual dialoga com o papel que a Guarda Municipal já exerce hoje. É uma comunicação visual que acompanha o empoderamento institucional da corporação e a consolidação da Guarda como polícia municipal, alinhada às melhores práticas das grandes cidades do mundo”, destacou o secretário municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando.

Armas não letais

Além dos veículos, a Prefeitura entregou 244 pistolas de condutividade elétrica, ampliando o arsenal de equipamentos não letais da corporação. Os dispositivos permitem a imobilização temporária do agressor com segurança, seguindo protocolos de uso diferenciado da força e priorizando a preservação da vida, a proteção dos agentes e da população.

“Investir em equipamentos modernos é investir em segurança com responsabilidade. A Guarda está cada vez mais preparada, melhor equipada e treinada para agir com eficiência e equilíbrio”, afirmou o prefeito.

Durante o evento, também foi anunciada a abertura de concurso público para 500 novos guardas municipais, com edital publicado no Diário Oficial do Município desta terça. As inscrições estarão abertas de 29 de janeiro a 3 de março, e a seleção será organizada pela Fundação Vunesp. A medida integra o plano de ampliação do efetivo, que prevê a incorporação de ao menos 2 mil novos agentes nos próximos anos.

A Guarda Civil Metropolitana, uma das mais efetivas do País, também conta, além disso, com a tecnologia como aliada no combate à criminalidade.

Por meio do programa Smart Sampa, o maior sistema de monitoramento urbano da América Latina, a cidade passou a integrar dados, imagens e inteligência artificial para ampliar a eficiência das ações de segurança.

Com 40 mil câmeras espalhadas por todas as regiões da cidade, o sistema permite o monitoramento em tempo real e o cruzamento de informações com bancos de dados oficiais, acelerando a resposta das equipes de segurança.

Desde sua implementação, mais de 2.600 foragidos da Justiça foram capturados.

Sem contar mais de 3.600 prisões em flagrante realizadas, em conclusão, com o apoio da tecnologia.

0%

You may also read!

São Bernardo formaliza entrega de área com mais de 22 mil m² para ‘Cidade da Polícia’ e confirma DDM 24h 

Estrutura irá garantir atendimento ininterrupto às mulheres vítimas de violência e reunirá, em um único espaço, diferentes órgãos especializados

Read More...

Carnaval exige atenção redobrada nas estradas

Avanço das tecnologias de segurança veicular alertam motoristas, por exemplo, sobre os riscos no trânsito O aumento do fluxo nas

Read More...

Rio Grande da Serra participa de reunião com a primeira-dama do Estado, Cristiane Freitas, sobre programas de qualificação profissional

Encontro no Palácio dos Bandeirantes apresentou, em primeiro lugar, resultados na Grande São Paulo e reforçou parceria para ampliar

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu