São Paulo inaugura primeira galeria de arte pedalável do País na Ciclovia do Rio Pinheiros

In ABCD, Capital - São Paulo, Cultura On
- Updated
Créditos das imagens: Natan Carrara/Divulgação

Ação no Dia Mundial do Meio Ambiente transforma 14 km da via em percurso artístico acessível por bicicleta; exposição reúne obras de 25 artistas brasileiros

A Capital paulista ganhou, neste 5 de junho, a primeira galeria de arte pedalável do Brasil, instalada ao longo dos 14 km da Ciclovia do Rio Pinheiros.

A iniciativa, chamada PlantArte, levou 25 artistas brasileiros para pintar ao vivo vasos no formato de sacolas retornáveis, que agora estão expostos entre a Ponte Estaiada e o Parque Villa-Lobos.

As peças, que abrigam árvores frutíferas, poderão ser visitadas até o fim do ano exclusivamente por quem circula de bicicleta.

A ação, realizada pela Artistas do Brasil em parceria com a Farah Service, marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente com uma proposta inédita que conecta arte, sustentabilidade e mobilidade urbana em um dos principais eixos de transporte ativo da Capital.

A Ciclovia do Rio Pinheiros registra cerca de 200 mil acessos mensais e integra uma malha cicloviária que faz de São Paulo uma referência nacional em mobilidade sobre duas rodas.

Hoje, a cidade conta com 771,7 km de vias cicláveis — sendo 737 km de ciclovias e ciclofaixas e 34,7 km de ciclorrotas —, além de 7.411 vagas em bicicletários e 1.221 paraciclos conectados ao sistema de transporte público.

Novo atrativo cultural

A galeria reforça esse protagonismo ao ampliar o uso da infraestrutura existente com um novo atrativo cultural gratuito e ao ar livre.

“Queremos que a arte esteja presente no cotidiano das pessoas, fora dos espaços tradicionais. A ciclovia é um eixo de circulação e
lazer, que agora também se torna espaço de cultura”, afirma Carlos Nauff, fundador da Artistas do Brasil.
“Nossa curadoria priorizou artistas de São Paulo, acostumados a produzir nas ruas, com agilidade e uma estética ligada à arte urbana. A proposta de unir arte, urbanismo, ciclismo e natureza criou um cenário inspirador para todos os selecionados”, afirma Cusco Rebel, artista
e curador da ação.

A inspiração para ação surgiu de uma viagem ao Chile. “Vi em um parque chileno uma cena que me marcou muito: uma planta crescendo sobre uma base com arte. Aquilo ficou na cabeça. A partir dali, surgiu a ideia de redimensionar esse conceito para o nosso universo — e o formato da ecobag foi o suporte natural. Foi assim que nasceu o PlantArte”, contou Michel Bazolli, idealizador da ação.

Cada vaso da instalação traz um QR Code que direciona o público para a votação das obras.
A mais votada estampará 500 mil ecobags distribuídas em supermercados e pontos de venda em todo o País.

Criada em 2016, a Artistas do Brasil já produziu mais de cinco milhões de sacolas retornáveis com obras de artistas nacionais.

You may also read!

Prefeitura de Mauá lança com o Sebrae Canal do Empreendedor para fortalecer relação com negócios locais

Ferramenta serve, em primeiro lugar, como suporte para esclarecer dúvidas e fornecer orientações Com o objetivo de estreitar o relacionamento

Read More...

Vereador Josa Queiroz vai a Brasília debater educação, mobilidade e habitação

O vereador Josa Queiroz (PT) teve agenda intensa em Brasília para tratar de questões relacionadas à educação, habitação e

Read More...

Carimbo da placenta eterniza momento do parto para mamães em São Bernardo

Logo após o nascimento, equipe faz a impressão do órgão que nutriu o bebê durante a gestação para que

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu