São Paulo inaugura primeira galeria de arte pedalável do País na Ciclovia do Rio Pinheiros

In ABCD, Capital - São Paulo, Cultura On
- Updated
Créditos das imagens: Natan Carrara/Divulgação

Ação no Dia Mundial do Meio Ambiente transforma 14 km da via em percurso artístico acessível por bicicleta; exposição reúne obras de 25 artistas brasileiros

A Capital paulista ganhou, neste 5 de junho, a primeira galeria de arte pedalável do Brasil, instalada ao longo dos 14 km da Ciclovia do Rio Pinheiros.

A iniciativa, chamada PlantArte, levou 25 artistas brasileiros para pintar ao vivo vasos no formato de sacolas retornáveis, que agora estão expostos entre a Ponte Estaiada e o Parque Villa-Lobos.

As peças, que abrigam árvores frutíferas, poderão ser visitadas até o fim do ano exclusivamente por quem circula de bicicleta.

A ação, realizada pela Artistas do Brasil em parceria com a Farah Service, marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente com uma proposta inédita que conecta arte, sustentabilidade e mobilidade urbana em um dos principais eixos de transporte ativo da Capital.

A Ciclovia do Rio Pinheiros registra cerca de 200 mil acessos mensais e integra uma malha cicloviária que faz de São Paulo uma referência nacional em mobilidade sobre duas rodas.

Hoje, a cidade conta com 771,7 km de vias cicláveis — sendo 737 km de ciclovias e ciclofaixas e 34,7 km de ciclorrotas —, além de 7.411 vagas em bicicletários e 1.221 paraciclos conectados ao sistema de transporte público.

Novo atrativo cultural

A galeria reforça esse protagonismo ao ampliar o uso da infraestrutura existente com um novo atrativo cultural gratuito e ao ar livre.

“Queremos que a arte esteja presente no cotidiano das pessoas, fora dos espaços tradicionais. A ciclovia é um eixo de circulação e
lazer, que agora também se torna espaço de cultura”, afirma Carlos Nauff, fundador da Artistas do Brasil.
“Nossa curadoria priorizou artistas de São Paulo, acostumados a produzir nas ruas, com agilidade e uma estética ligada à arte urbana. A proposta de unir arte, urbanismo, ciclismo e natureza criou um cenário inspirador para todos os selecionados”, afirma Cusco Rebel, artista
e curador da ação.

A inspiração para ação surgiu de uma viagem ao Chile. “Vi em um parque chileno uma cena que me marcou muito: uma planta crescendo sobre uma base com arte. Aquilo ficou na cabeça. A partir dali, surgiu a ideia de redimensionar esse conceito para o nosso universo — e o formato da ecobag foi o suporte natural. Foi assim que nasceu o PlantArte”, contou Michel Bazolli, idealizador da ação.

Cada vaso da instalação traz um QR Code que direciona o público para a votação das obras.
A mais votada estampará 500 mil ecobags distribuídas em supermercados e pontos de venda em todo o País.

Criada em 2016, a Artistas do Brasil já produziu mais de cinco milhões de sacolas retornáveis com obras de artistas nacionais.

You may also read!

EMEB Chico Mendes fecha primeiro ano da ação de voluntariado em escolas de Diadema com o prefeito, Taka

A última ação de voluntariado do Transforma Diadema aconteceu, portanto, neste sábado (13.12). Foi, acima de tudo, a sexta edição

Read More...

Dia de Santa Luzia: BRK destaca a história da santa que faz parte de um dos pontos turísticos mais visitados de Mauá

Imagem da Santa, conhecida como a protetora dos olhos e da visão, pode ser vista na Gruta que também

Read More...

Ônibus decorados levam povo gratuitamente ao Natal Iluminado do Paço de São Bernardo

Veículos começam a circular neste sábado (13.12), conectando bairros à Esplanada do Paço com roteiros e horários definidos A Prefeitura

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu