São Paulo defende sustentabilidade, inovação e ação conjunta entre Estados do Sul e Sudeste

In ABCD, Canto do Joca On
Foto: GESP

Governador Tarcísio de Freitas participou do 8º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste, em Belo Horizonte; próximo encontro será em São Paulo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, reforçou neste sábado (03.06), durante encerramento do 8º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), a importância da inovação na construção de políticas públicas por parte dos estados.

Tarcísio destacou, em suma, o fato de o tema estar presente em todos os Grupos de Trabalho que ocorreram durante o encontro.

“A inovação vai ser algo cada vez mais presente na nossa vida e na construção de boas políticas públicas. Nós não vamos, por exemplo, superar a questão do subfinanciamento da saúde sem inovação, sem tecnologia. Nós não vamos vencer a guerra da segurança pública, que já não guarda separação de fronteiras, sem compartilhamento de informação, sem integração e sem uso da tecnologia”, afirmou o governador.

Tarcísio disse ainda que o Cosud buscará uma relação republicana com o governo federal, para discutir assuntos como habitação, segurança pública, sustentabilidade, educação e saúde.

Carta de compomissos

Os governadores presentes no evento, que ocorreu no Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, entre sexta-feira (2) e o sábado (2), assinaram uma carta na qual reforçam os compromissos de atuação conjunta e cooperativa, em defesa da liberdade e da geração de emprego e renda.

O texto também traz o interesse dos estados em participarem das discussões sobre a Reforma Tributária, além do compromisso firmado em temas como a paz no campo e na cidade e a responsabilidade fiscal.

Durante o encerramento, Tarcísio de Freitas afirmou que os estados do Cosud, que compreendem 56% da população brasileira, devem se tornar referência em sustentabilidade, atuando de forma conjunta também neste tema.

“Esses estados vão se tornar cada vez mais referência no quesito sustentabilidade. Temos que aprender a gerar divisa, a ganhar dinheiro e trazer recursos para os estados a partir da sustentabildiade. A gente tem tudo para ser protagonista nesse processo de transição de economia marrom para economia verde, de transição energética, de produção de biocombustíveis, de geração de créditos de carbono a partir das iniciativas de reflorestamento”, disse Tarcísio.

Protocolo de intenções

No encontro, os governadores assinaram um Protocolo de Intenções de formalização do Consórcio Sul e Sudeste e os projetos de lei de ratificação.

Os mandantários fizeram um apelo aos Poderes Legislativos dos estados para que apreciem rapidamente essa medida, que fortalecerá a atuação conjunta dos estados.

A partir disso, nascerá formalmente o Cosud, o maior Consórcio de estados do Brasil. O próximo encontro do grupo será em São Paulo, dentro de 90 dias.

A comitiva paulista no 8º Encontro do Cosud foi formada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, pelos secretários de Estado Samuel Kinoshita (Fazenda e Planejamento), Jorge Lima (Desenvolvimento Econômico), Marcos da Costa (Direitos da Pessoa com Deficiência), Marília Marton (Cultura e Economia Criativa), Antônio Junqueira (Agricultura e Abastecimento), Gilberto Nascimento (Desenvolvimento Social), Eleuses Paiva (Saúde) e pela Procuradora-Geral do Estado, Inês Coimbra, além de outras autoridades paulistas.

Sobre o Cosud

O grupo foi criado, em primeiro lugar, em Belo Horizonte, em março de 2019.

O objetivo principal é, acima de tudo, consolidar a agenda de cooperação entre os governos estaduais do Sul e Sudeste.

Isso, portanto, com temas que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais.

Com uma população de 119 milhões de habitantes, as duas regiões concentram, por exemplo, 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Cosud também debate, em conclusão, ações conjuntas para diversas áreas, como segurança pública, combate ao contrabando e sistema prisional.

Além disso, saúde, desburocratização, turismo, educação, desenvolvimento econômico, logística e transportes, inovação e tecnologia.

You may also read!

Guto entrega Unidade de Saúde da Família na Vila Sueli, em Ribeirão Pires

Em dois anos, essa é a 4ª inauguração na rede de Atenção Básica da cidade; gestão deve chegar ao

Read More...

Casa do Hip Hop completa 10 anos neste sábado (06.12)

Ao longo deste tempo, importantes artistas do cenário nacional se apresentaram, em primeiro lugar, no equipamento cultural Inaugurada oficialmente em

Read More...

São Bernardo lança ‘Passaporte da Inclusão’ e garante gratuidade a pessoas com deficiência e TEA em parques

Iniciativa reforça o compromisso da gestão com a inclusão e o direito ao lazer; alegria e emoção deram o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu