São Caetano se prepara para oferecer telemedicina com imagem nas unidades de Saúde

In Sem categoria On
- Updated
Foto: Eric Romero / PMSCS

Imagine o morador de uma cidade ir a uma unidade de Saúde e passar em consulta com médico da Atenção Básica, mas este profissional precisar da opinião de um especialista em outra área da Medicina porque precisa traçar diagnóstico mais preciso. O paciente, então, terá de se dirigir a outro local, em trâmite que pode levar semanas, meses. Casos como esse ocorrem o tempo todo, seja no sistema público ou privado. Mas, em São Caetano do Sul, estão com os dias contados.

Isso porque parceria da Prefeitura com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) projeta a implantação de sistema integrado de telemedicina por imagem na rede municipal.

Consoles

A iniciativa deverá entrar em vigor nos próximos meses, com a liberação de verba pelo Ministério da Educação à autarquia para a aquisição de 20 consoles de telemedicina, equipados com câmeras de alta resolução, otoscopia, dermatoscopia, telerradiologia, estetoscopia digital e muitos outros aparelhos de diagnóstico por imagem.

Dessa forma, quando um paciente procurar uma UBS e precisar da opinião de um especialista não disponível naquela unidade, o médico que o atendeu acionará o sistema para encontrar este profissional na rede, iniciando a transmissão por vídeo em tempo real.

Exames

Nessa chamada, o médico da UBS poderá apresentar exames, por exemplo, ao especialista consultado (dermatologista, otorrinolaringologista, neurologista, pneumologista, etc), conferindo agilidade ao atendimento e precisão ao diagnóstico.

O prefeito José Auricchio Júnior lembrou que São Caetano foi a primeira cidade do Brasil a oferecer orientação médica por telefone (0800 941 8543). “Agora avançaremos para a telemedicina com imagem dentro das unidades de Saúde. Essa é uma ferramenta muito importante para a Atenção Básica. O paciente ganha conforto e, o atendimento, uma agilidade enorme”, avaliou o chefe do Executivo, durante apresentação da tecnologia, na tarde de terça-feira (30/6), no CEM (Centro de Especialidades Médicas) Samuel Klein, no Bairro Fundação.

Tempo real

“O médico da UBS poderá filmar o andar de uma criança e remeter isso em tempo real para um neurologista, por exemplo”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone. Na prática, as UBSs passarão a contar com o apoio a distância dos especialistas da rede.

Para a USCS, o sistema reverte em formação de ponta para os alunos de Medicina que atuam na rede municipal. “Cada vez mais a telemedicina se consolida como a ferramenta do futuro da profissão”, ressaltou o reitor da Universidade, Leandro Prearo, lembrando que a iniciativa é inédita na rede pública do País – só o Hospital Albert Einstein possui modelo semelhante.

Texto: Mark Ribeiro 

You may also read!

Braskem Idesa, Advario e Terminal Química Puerto México ganham prêmio no IJGlobal Awards Nova York

O projeto Terminal Química Puerto México (TQPM), da Braskem Idesa, produtora de polietileno no México controlada pela Braskem, e

Read More...

Posto de Coleta de Sangue de Mauá completa um ano de existência salvando vidas

Parceria entre a Prefeitura e a Colsan já arrecadou, acima de tudo, mais de 12 mil bolsas de sangue.

Read More...

Ribeirão Pires sedia jogos do Campeonato Paulista de Futebol Americano

Partidas acontecem neste domingo (31.03) no campo da Vila Gomes, com entrada solidária Neste domingo (31), Ribeirão Pires sedia rodada

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu