São Caetano retoma aulas presenciais após recesso

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Foto: Letícia Teixeira / PMSCS

As escolas da rede municipal de ensino de São Caetano do Sul retomaram as aulas nesta terça-feira (03.08), após o recesso de julho.

Neste primeiro momento, retornaram, portanto, os anos que já haviam retomado as aulas presenciais em junho: os grupos 4 e 5 da Educação Infantil, Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e a EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A novidade é, em primeiro lugar, a ampliação para 50% da capacidade das salas de aula – em junho, era 35%.

Mas, o retorno presencial não é obrigatório. Os alunos que preferirem podem permanecer com as aulas online em casa.

“Nossas escolas estão preparadas para receber as nossas crianças e jovens, obedecendo aos protocolos de combate à covid-19. Assim, proporcionamos um retorno seguro a todos”, afirmou, por exemplo, o prefeito Tite Campanella.

Ele acompanhou a saída dos alunos da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Dom Benedito Paulo Alves de Souza, no Bairro Santa Paula.

Segurança

Algumas das medidas de segurança e higiene adotadas contra a covid-19 em todas as escolas da rede são a instalação de dispensers de álcool gel em todos os ambientes; medição de temperatura e tapetes sanitizantes nas entradas; janelas e portas abertas; e o reforço na limpeza de todos os ambientes, além da capacidade de alunos em sala de aula limitada a 50%.

O secretário municipal de Educação, Fabricio Coutinho de Faria, detalhou o cronograma de retorno escalonado definido pela Pasta.

Em 9 de agosto, retornará às aulas presenciais o grupo 3 da Educação Infantil; em 23 de agosto, será a vez do G2 e do Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano); e, em setembro, o Ensino Médio.

Os alunos que optarem por voltar à sala de aula encontrarão as escolas preparadas, acima de tudo, para recebê-los com todo o cuidado necessário à prevenção da covid-19 e, também, com otimismo e alegria.

Mensagens de esperança espalhadas pelas salas, atividades lúdicas para divertir com segurança e espaços de acolhimento a dúvidas e medos foram planejados para receber as crianças.

A estratégia inclui continuar recebendo as crianças com os cuidados necessários, mas, também, em conclusão, com mais leveza, combatendo a eventual insegurança do aluno sobre o retorno.

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