São Caetano realiza XI Conferência Municipal de Assistência Social

In ABCD On
- Updated
Fotos: Divulgação/PMSCS

Quase 100 pessoas se reuniram de forma virtual na manhã desta quinta-feira (12.08) para acompanhar a XI Conferência de Assistência Social de São Caetano do Sul.

O evento foi realizado, em primeiro lugar, pelo CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) e pela Seais (Secretaria de Assistência e Inclusão Social).

O prefeito Tite Campanella enviou, acima de tudo, mensagem aos participantes. 

A abertura coube ao diretor da Sede dos Conselhos e secretário-executivo do Comcipas (Conselho Municipal de Cidadania e Participação Social), Elísio Peixoto.

“O objetivo do encontro é analisar a situação da política pública municipal de Assistência Social, deliberar e aprovar propostas para seu aperfeiçoamento, que serão encaminhadas e defendidas pelos delegados eleitos para representarem o município na XII Conferência Estadual, que será realizada em outubro, e na XII Conferência Nacional, em dezembro”, explicou, em resumo.

Desigualdade social

O prefeito Tite Campanella foi representado pelo chefe de gabinete, Bruno Vassari.

“É uma satisfação participar da abertura dessa plenária tão importante para a Assistência Social. Sabemos que, com a pandemia, nunca foi tão importante discutir essa temática. Está latente a desigualdade social e é fundamental para garantir que a cidade continue caminhando no eixo certo. Tenho certeza que desse debate sairão novas ideias muito propositivas para São Caetano e todo o Estado”, afirmou Vassari, da mesma forma.

A secretária de Assistência e Inclusão Social, Marisa Catalão, afirmou que, embora muito diferente das demais conferências, já que esta teve o formato virtual, a participação de todos é fundamental.

“Deste encontro sairão propostas para a Conferência Estadual. Precisamos cada vez mais aplicar as políticas públicas de Assistência Social em São Caetano, fortalecendo nosso compromisso com a democracia, na gestão participativa, fortalecendo o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e as políticas públicas de Assistência Social”, destacou Catalão.

A presidente do CMAS, Cíntia Melare, agradeceu a participação de todos.

“A palavra de hoje é gratidão, que, apesar de tantos significados, destaco o reconhecimento. Reconhecimento pelo trabalho da administração, por meio dos colaboradores da Seais e demais secretarias, que realizam ações sérias, com muito comprometimento, visando organizar e garantir as políticas públicas de direitos, revendo ações para que sejam efetivadas com propriedade. Estamos vivenciando não apenas uma pandemia epidemiológica, mas também, a pandemia social, onde a Prefeitura, em parceria com a sociedade civil, não está medindo esforços para garantir os direitos do cidadão”, afirmou Melare.

Eixos debatidos

Ao longo da Conferência foram abordados os temas: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades; Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais; Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários; Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social; e Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

You may also read!

Casa da Palavra revitalizada em Santo André

Joaquim Alessi* "Todos esses que aí estãoAtravancando meu caminho,Eles passarão…Eu passarinho!" O "Poeminho do Contra", de Mario Quintana, ilustra à perfeição

Read More...

Caravana da Saúde no Parque oferta serviços de saúde à população de São Bernardo

Ação na Chácara Silvestre, aberta ao público, promove vacinação, avaliação de saúde bucal, práticas corporais, atividades para pessoas com

Read More...

Sensibilidade, com ou sem razão

Por Marli Gonçalves* Andei percebendo que tenho excesso de sensibilidade, aliás, de sensibilidades, tantas são as coisas que, de alguma

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu