A Prefeitura de São Caetano iniciou neste mês, em primeiro lugar, a 3ª etapa do CAP (Curso de Aperfeiçoamento Profissional) para GCMs (Guardas Civis Municipais).
O curso, na sede da corporação, foi desenvolvido pela Divisão de Ensino e Formação da GCM, em atenção à exigência da Polícia Federal para todas as guardas do País.
O decreto 5123/2004 determina, acima de tudo, que os integrantes devam ser submetidos a qualificação profissional por, no mínimo, 80 horas ao ano.
Integração
O CAP tem como finalidade integrar cada vez mais as Forças Policiais atuantes no município e trocar experiências.
Esta terceira etapa conta com a parceria da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de São Caetano.
Entre as disciplinas estão a capacitação para planejamento e execução de policiamento em eventos,
São ministradaa pelo sargento PM Márcio Zampieri Montilha, visando a aprimorar as técnicas operacionais e a atuação conjunta em eventos.
Para prestar o correto e eficaz atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, os GCMs são instruídos.
Isso, por e4xemplo, no atendimento humanizado e qualificado no campo de atuação da Lei Maria da Penha.
“Proporcionamos a capacitação com o conteúdo técnico e jurídico atualizado para atender a população com qualidade, profissionalismo e para que de modo algum ocorra a sobrevitimização da mulher vítima de violência doméstica”, afirmou o secretário municipal de Segurança, Lourival dos Santos Silva.
“A busca pelo conhecimento, investir tempo em treinamento e instrução, são imprescindíveis para os agentes de segurança. A instrução proporciona a autuação em conformidade com a Lei, como protetores da sociedade”, destacou, da mesma forma, a delegada titular do município, Luciara de Cássia da Costa Campos.
“Unificamos os procedimentos profissionais com o objetivo de oferecer segurança à sociedade. Capacitamos todo efetivo, assegurando atendimento de qualidade às mulheres vítimas de violência doméstica e seus familiares”, disse, em conclusão, o comandante da GCM, Douglas Bispo da Silva.