São Caetano faz inquérito epidemiológico de covid-19 em comunidade escolar

In Saúde On
- Updated
Foto: Eric Romero/PMSCS

A partir de segunda-feira (14/9), a Prefeitura de São Caetano do Sul,  em parceria com o Inpes/USCS (Instituto de Pesquisa da Universidade Municipal de São Caetano do Sul), inicia nova etapa do inquérito epidemiológico para mapear a atual situação da pandemia de covid-19 na cidade.

Essa nova etapa, em primeiro lugar, destina-se especialmente à comunidade escolar: alunos, professores e funcionários das 64 escolas municipais do município.

A proposta é mapear, acima de tudo, toda a situação do quadro educacional da cidade, tanto de alunos quanto de professores e funcionários. 

Entre 14 e 18 de setembro serão feitos 1.900 testes rápidos (sorológicos), número que representa amostra de cerca de 7,5% de cada grupo a ser testado.

“Essa amostra abrange todas as faixas etárias, desde o Berçário. Queremos saber quantas pessoas de nossa comunidade escolar já tiveram contato com o vírus”, esclareceu o secretário de Educação, Fabricio Coutinho.

Volta, não

Além disso, ele afirmou: “Mas a realização do teste não significa que estamos nos preparando para voltar às aulas presenciais neste ano”.

Serão testados, acima de tudo, 400 alunos de cada fase: ensino infantil, alunos do fundamental I e II e ensino médio, além de 300 funcionários da rede que atuam em todos esses ciclos.

A escolha dos participantes, para esclarecer, foi feita de modo aleatório por computador.

A Secretaria Municipal de Educação, na mesma linha, iniciou na sexta-feira (11) contato com cada um dos sorteados.

O contato é para agendar horário de realização para o teste, que será feito nas próprias unidades escolares.  

O resultado do teste sorológico, que identifica a presença de anticorpos de coronavírus no sangue, sai em poucos minutos.

“Desta vez vamos confirmar o IGM positivo com um teste de PCR colhido no mesmo instante”, explicou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

“O exame identifica a presença do vírus em amostras coletadas no nariz e garganta e o resultado sai em até 48 horas”, diz ela.

Todas as escolas, em conclusão, estão mobilizadas para receber as equipes de saúde e pesquisadores, em dois horários: das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Mas só atenderão as pessoas que tiverem agendado o teste.

Durante o período de realização dessa nova etapa do inquérito epidemiológico ficam suspensos os testes rápidos realizados no Drive Thru.

You may also read!

BRK promove Feirão em Mauá com condições especiais para negociação de débitos

Concessionária oferece condições facilitadas para o pagamento das faturas de água e esgoto em atraso. Ação tem parceria com

Read More...

Coop doa 1 tonelada de alimentos para socorro às vítimas das chuvas no RS

Em apoio às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, a Coop anunciou, durante a 38ª edição da

Read More...

Praça Esportiva do Jardim Caçula recebe concretagem sob bica corrida

No começo da semana, equipes haviam instalado estrutura metálica de alambrado e dreno da quadra de futebol A Prefeitura de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu