A Prefeitura de São Caetano do Sul tem sido referência de atuação no enfrentamento ao coronavírus. Além das ações de Saúde, a transparência em relação às informações também é destaque. Nesta semana, o Boletim Covid-19 da cidade passou a disponibilizar ainda mais informações e chegou a receber elogios em órgãos estaduais de controle.
Para o prefeito José Auricchio Júnior, o momento é de atenção total à vida das pessoas, mas sempre com responsabilidade administrativa e respeito à população. “Para criar nosso boletim, o critério utilizado foi de máxima transparência, para deixar os moradores informados sobre a evolução da pandemia na cidade. Por isso, temos recebidos elogios e somos usados como referência”, afirma Auricchio.
Em sessão virtual do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Thiago Pinheiro Lima, toma o boletim como exemplo. “O modelo adotado em São Caetano é o mais completo, com informações atualizadas e pormenorizadas, para que a sociedade tenha acesso ao que está acontecendo. Prefeitos e vereadores que acompanham essa sessão poderiam ver esse bom exemplo para replicar em seus municípios”, recomenda o procurador-geral.
NOVIDADES
Nesta semana, o boletim incluiu informações como as taxas de ocupação hospitalar, inclusive dividido pelos tipos de leitos: Enfermaria Covid-19, UTI Covid-19 e Baixa Complexidade. Também passou a disponibilizar os números da testagem rápida em massa realizada pela Prefeitura. Outra novidade é o índice de adesão ao isolamento social.
O boletim já oferece diariamente os números de casos confirmados, suspeitos e notificados, além dos óbitos suspeitos, confirmados e descartados. Quantidade de pessoas internadas em hospitais públicos e privados. E os números do Programa Disque Coronavírus, de testagem domiciliar.
Para ampliar ainda mais a transparência nesse período de combate à pandemia, a Prefeitura também disponibiliza um hotsite exclusivo sobre o tema: www.saocaetanodosul.sp.gov.br/coronavirus.
O boletim é realizado em conjunto entre três secretarias municipais: Saúde, Governo (Subsecretaria de Comunicação) e Desenvolvimento Econômico (Subsecretaria de Tecnologia e Inovação), da Prefeitura de São Caetano do Sul.
Texto: Nelson Albuquerque