São Caetano é a 4ª cidade mais inteligente do Brasil e a 1ª entre os municípios com até 500 mil habitantes

In ABCD On

São Caetano do Sul é um dos grandes destaques do Connected Smart Cities 2022, ranking que mapeou o Brasil considerando os setores estruturantes para o desenvolvimento de cidades inteligentes.

O município conquistou quatro troféus: o de primeiro lugar na faixa populacional de até 500 mil habitantes; os de primeiros lugares em Educação e em Segurança; e o de quarto lugar do ranking geral, entre todos os municípios brasileiros, atrás somente de três capitais: Curitiba (1º), Florianópolis (2º) e São Paulo (3º).

A premiação foi realizada terça-feira (4/10), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, reunindo prefeitos, empresários e especialistas nacionais e internacionais. Mais importante iniciativa de cidades inteligentes do Brasil, o Connected Smart Cities é realizado pela Necta e pela Urban Systems, com o apoio do Jornal O Estado de S. Paulo.

Este é o melhor desempenho de São Caetano no ranking, que teve a primeira edição realizada em 2015. A melhor colocação geral havia sido em 2019, com o quinto lugar. No mesmo ano e também em 2020, a cidade conquistou o primeiro lugar em Educação. E, no ano passado, foi a melhor em Segurança. A conquista do primeiro lugar em uma mesma edição em dois setores distintos (Educação e Segurança) é inédita.

“Estamos construindo uma cidade para as pessoas, e o investimento em tecnologia e em inovação faz parte deste processo. Pensamos São Caetano para o presente e para o futuro. Esta é a garantia de que as novas gerações terão condições de morar em um lugar ainda melhor, superando os desafios e aprimorando cada vez mais a solidariedade, a fraternidade e a igualdade de oportunidades”, ressalta o prefeito José Auricchio Júnior.

1º LUGAR EM EDUCAÇÃO

Educação Tecnológica, com parceria com o Google para práticas pedagógicas e o uso de recursos digitais em sala de aula; escolas modernas e revitalizadas; vagas asseguradas a todas as crianças e jovens; e programas pioneiros exemplificam o compromisso da Prefeitura com a Educação.

Em 2022, o desafio da volta das aulas presenciais está sendo superado com o Programa Retomada da Educação, estruturado em quatro pilares: Reforço Escolar, Saúde na Escola, Segurança Alimentar e Toda Força ao Estudo.

“Aqui em São Caetano temos a Educação como prioridade. É uma escolha da gestão que faz a diferença para o trabalho realizado. Investimos em infraestrutura, currículo, ações pedagógicas e em tecnologia porque nessa fase contemporânea é impossível fazer Educação como se fazia no século passado. É preciso que os espaços e o tempo dos estudantes sejam ressignificados, com o uso da tecnologia em favor da Educação, o que gera aprendizagem e os bons resultados que temos obtido em avaliações internas e externas”, destaca a secretária municipal de Educação, Minéa Fratelli.

*1º LUGAR EM SEGURANÇA*

Na Segurança, destacam-se os baixos índices de homicídios, a integração das Forças de Segurança (Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal) e a manutenção de convênios que permitem que policiais e guardas civis municipais atuem em dias de folga (Atividades Delegada e Diferenciada, respectivamente), o que amplia os efetivos nas ruas.

Além disso, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), inaugurado em 2020, faz de São Caetano a cidade mais monitorada do Brasil – são mais de 400 câmeras, o que contribui no combate à criminalidade.

“Esta conquista é resultado das nossas ações primárias de prevenção à criminalidade, somadas à integração das Forças de Segurança e aos investimentos diretos da Prefeitura no setor”, avalia o secretário municipal de Segurança, Lourival dos Santos Silva.

*CIDADE CONECTADA*

O secretário municipal de Governo e de Mobilidade Urbana, Jefferson Cirne da Costa, participou de uma das mesas de debates do Connected Smart Cities, com o tema Cidades Conectadas.

O secretário mostrou algumas das principais boas práticas que conduzem a transformação de São Caetano para uma cidade inteligente, como a instalação de 240 quilômetros de fibra ótica, o Wi-Fi 6 (internet de última geração na Educação) e o CGE. “Utilizamos a tecnologia para deixar a nossa população cada vez mais bem assistida, em todos os setores”, afirmou.

Também participaram do debate o secretário da Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, o secretário de Prioridades Estratégicas de Goiânia, Felipe Alves, o executivo de Transformação Digital da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), Marcelo Facchina, e o sócio da SPIn Soluções Públicas Inteligentes, Vitor Amauri.

Fotos: Letícia Teixeira / PMSCS

You may also read!

Nova praça no Jardim das Oliveiras vai beneficiar 5 mil moradores em São Bernardo

Ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Marcelo Lima neste domingo (23.02); até final de ano, moradores vão receber

Read More...

Carnaval da Família leva público de diversas idades ao Paço de Ribeirão Pires

Em ambiente seguro, foliões puderam curtir, em primeiro lugar, músicas carnavalescas, bloquinhos, concursos de fantasia e muito mais Marchinhas carnavalescas,

Read More...

Saiba quem é o estilista que levou Diadema ao Baile da Vogue

Após celebrar os 50 anos da revista, look em homenagem a Clodovil Hernandes estará exposto no Teatro Clara Nunes

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu