A gestão do prefeito José Auricchio Júnior em de São Caetano do Sul recebeu, em primeiro lugar, mais um reconhecimento.
O município destacou-se, entre as cidades da Região Metropolitana de São Paulo e do ABCD, no Ranking de Eficiência dos Municípios (REM-F).
O mesmo é elaborado pelo jornal Folha de São Paulo, em conjunto com o Datafolha.
A cidade obteve, acima de tudo, a nota de 0,660, maior média geral dentre as cidades da região metropolitana, superando inclusive a Capital, São Paulo (0, 655).
Na classificação temática, obteve a 1ª colocação de todo o país no quesito Saneamento, com nota máxima (1,000) e a 5ª posição brasileira em Saúde (0,754).
Em Educação, obteve a nota 0,840. Essa avaliação é feita por meio de uma escala de 0 a 1, na qual o número 1 é a nota máxima.
O que é avaliado
Segundo os organizadores do ranking, o REM-F leva em conta o atendimento das prefeituras várias áreas.
Sãoelas saúde, educação e saneamento, tendo como determinante no cálculo de eficiência da gestão a receita per capita de cada cidade.
Quanto mais serviços prestados com menos receita, maior a eficiência.
São Caetano do Sul faz parte do restrito grupo de cidades brasileiras (apenas 3% das 5.276 avaliadas) consideradas eficientes.
Na Educação a boa nota teve como um dos determinantes o fato de que 100% das crianças de 4 a 5 anos de idade estão na escola.
Em Saúde, 99% dos domicílios estão, da mesma forma, cobertos pelo serviço de Atenção Básica.
No Saneamento, a cidade obteve nota máxima, pois o município atende 100% da população em distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação de resíduos sólidos.
Nessas três áreas, a cidade tem apresentado conquistas, portanto, graças à austeridade e responsabilidade no uso do dinheiro público.
Isso tem permitido, em conclusão, investimentos em infraestrutura e qualificação dos serviços prestados à população.