São Caetano dá o exemplo

In Artigo On

Caio Bruno*

O enfrentamento da pandemia global causada pelo novo Coronavírus é uma questão inédita para a humanidade de hoje. Já passamos em outros momentos da história por situações semelhantes, claro, mas nunca com esse modelo de mundo e civilização.

Os desafios são imensos em todas as áreas como por exemplo, saúde, sociedade, comportamento e economia. A cada dia que passa vamos conhecendo um pouco mais sobre o vírus e ainda somos obrigados ainda a presenciar negacionistas, ideologização da doença e prescrição de remédios (como a cloroquina) cuja eficácia não é comprovada pela comunidade científica mundial.

Infelizmente é uma questão que histórica e cientificamente vem sendo construída ainda, é como trocar o pneu com o carro andando, por isso vemos algumas boas ações sendo instaladas e depois retiradas, um clássico modo tentativa e erro. Faz parte do processo.

Nesse ponto, a cidade de São Caetano do Sul sai na frente e dá o exemplo. O fato de ser administrada pelo médico José Auricchio Júnior que carrega com si a experiência e o preparo de três mandatos como prefeito faz a diferença. Ao lado de uma equipe gabaritada e técnica, o chefe do Executivo vem implantando políticas públicas sanitárias e econômicas que fazem o município ser destaque a nível nacional.

São muitas as iniciativas, como os pontos de higienização, os testes em massa, o empenho incansável na estruturação e ampliação da rede de saúde, a limpeza das ruas e a distribuição de máscaras porta a porta em uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e do Fundo Social de Solidariedade.

Sabemos que o problema da Covid-19 é complexo e perdurará por algum tempo ainda. Infelizmente o Brasil está se tornando o epicentro da doença por diversos motivos. Mas de qualquer forma, saber que há gestores e cidades como São Caetano que mantém a qualidade de gestão e toma ações baseadas na ciência é um alento em meio a um cenário tão pessimista.

  • Caio Bruno é jornalista, pós-graduado em Comunicação e especialista em Marketing Político.www.caiobruno.com.br

You may also read!

Parque do Guapituba ganha melhorias da Prefeitura de Mauá

Número de frequentadores triplicou, acima de tudo, após o início das intervenções realizadas pela administração municipal O Parque Ecológico do

Read More...

Fies: estudantes podem se candidatar a vagas remanescentes a partir de 27 de junho

Inscrições vão até 1º de julho. Processo oferta vagas que restaram da seleção do primeiro semestre nas instituições privadas;

Read More...

Ministro Wellington Dias debate assistência social em São Bernardo com Luiz Fernando

Encontros servem, em primeiro lugar, para preparação do programa de governo da pré-candidatura de Luiz Fernando ao Paço O pré-candidato

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu