São Caetano apresentará experiência em odontologia hospitalar na 1ª Mostra de Saúde Bucal em Brasília

In ABCD, Saúde On
- Updated
Fotos: Letícia Teixeira /PMSCS

São Caetano do Sul foi uma das cidades selecionadas para apresentar experiência em políticas públicas para enfrentamento de problemas ligados à boca.

Isso se dará na 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da saúde bucal – Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde.

O tema é Odontologia Hospitalar, abordando, em primeiro lugar, a atuação do cirurgião dentista na equipe multidisciplinar do serviço hospitalar do município.

Foram apresentadas, acima de tudo, 454 experiências de todo País, e 200 foram selecionadas para ser apresentadas em 21 e 22 de novembro, em Brasília.

“O atendimento de odontologia hospitalar é realizado por dentista especialista na área para pacientes internados no Complexo Hospitalar de Clínicas, com impacto direto na prevenção de infecções, que podem evoluir e se disseminar pelo corpo e causar complicações. O resultado é um melhor prognóstico e uma menor permanência na internação” explicou o coordenador de saúde bucal do município, Carlos Eduardo Bassuto.

Minimizar focos de infecção

“O cirurgião dentista que atua na odontologia hospitalar é um profissional que oferece conforto aos pacientes que estão em atenção hospitalar e, em sua grande maioria, se encontram internados por período estendido. Nosso objetivo é minimizar os focos de infecção presentes em cavidade oral, reduzindo risco de intercorrências e realizando tratamentos que ajudam a evitar dor”, explicou a especialista em odontologia hospitalar, Daniella Remonte Olivi.

Quando necessário, é utilizado um equipamento de laser de baixa potência.

Geralmente em pacientes que estão apresentando xerostomia, estomatites, herpes em decorrência da imunossupressão causada pelo tratamento ao qual estão sendo expostos, como quimioterapia e/ou radioterapia para câncer, uso de imunossupressores, ou pessoas debilitadas e internadas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

O município conta com 77 dentistas e uma rede de saúde bucal bem estruturada, composta por 20 equipes.

Elas estão divididas, por exemplo, entre 13 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e dois Centros de Especialidades Odontológicas.

Tem atendimento em Clínica Geral, Odontopediatria, Ortodontia, Prótese Dentária, Endodontia e Periodontia.

Além disso, cirurgia bucomaxilofacial, Laserterapia, e atendimento a acientes com necessidade especial.

Em conclusão, duas Unidades Odontológicas Móveis realizam triagem nas unidades escolares e atendimento 24 horas na UPA Júlio Marcucci Sobrinho.

You may also read!

Operação ABC + Seguro mobiliza mais de 650 agentes em 1ª integração de todas as forças de segurança

Ação inédita integrou, acima de tudo, GCMs, Polícia Militar e Polícia Civil em atividade integrada O Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Read More...

Diadema sedia 2ª Corrida Das Mulheres neste domingo (29.03)

Prova acontece, em primeiro lugar, na região central a partir das 7h; equipes do trânsito e da GCM vão

Read More...

Coop 24 horas agora por tempo indeterminado em lojas de Santo André

No Interior, cooperados têm, além disso, viagem gratuita de Uber após as compras A proposta é, em primeiro lugar, acompanhar

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu