Entre 1º e 3 de agosto, calendário comemorativo reunirá 80 apresentações de diferentes linguagens artísticas em 16 pontos descentralizados da cidade
A programação especial em comemoração ao aniversário de 472 anos de São Bernardo será entregue, em primeiro lugarm em grande estilo com a 1ª Virada Cultural, Literária e Ilustrada.
Entre 1º e 3 de agosto, a Prefeitura, em parceria com a iniciativa privada, promoverá o evento gratuito, com 80 apresentações em 16 pontos descentralizados.
“Vamos ter uma grande festa para celebrar a riqueza cultural do nosso povo, as tradições, a pluralidade de artes artísticas. A Virada Cultural, Literária e Ilustrada abrirá uma programação de aniversário da nossa cidade. A cultura volta a ocupar lugar de destaque, com o protagonismo que lhe é de direito. E com participação garantida dos artistas daqui”, anunciou, em resumo, o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima.
A abertura da 1ª Virada Cultural, Literária e Ilustrada da cidade ocorrerá, portanto, em 1º de agosto, às 19h, no Paço Municipal.
No dia 2, a programação segue, além disso, no Ferrazópolis, Taboão, Praça Giovanni Breda (Área Verde), Rudge Ramos, Paulicéia, Santa Cruz e Paço.
Para encerrar as atividades, os espaços culturais do Centro, Vila São Pedro e Riacho Grande farão, da mesma forma, parte da agenda.
A programação completa do evento será divulgada, em suma, nos próximos dias.
Inscrições abertas
Artistas e grupos de música, teatro, dança, circo, contação de histórias, culturas populares tradicionais, entre outros, poderão fazer parte das atrações da 1ª Virada Cultural, Literária e Ilustrada do município.
Até 23 de julho, interessados poderão se inscrever pelo site Mapa Cultural SBC ( mapacultural.saobernardo.sp.gov.br ), observando o regulamento estipulado no edital público nº 010/2025.
As intervenções deverão ter duração de até 60 minutos e contarão com recursos do Fundo Municipal de Cultura.
A equipe da Secretaria de Cultura fará a seleção dos inscritos – pessoa física ou jurídica – observando critérios técnicos específicos no edital, entre os quais a qualidade da proposta, a relevância da ação para o cenário cultural, a trajetória artística e cultural do proponente e a compatibilidade da ficha técnica com as atividades desenvolvidas na Virada.
