São Bernardo tem 81 casos de dengue confirmados e desencadeia plano de mobilização contra a doença

In ABCD, Saúde On
- Updated
Fotos: Omar Matsumoto/PMSBC

Mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti começaram, portanto, nesta terça-feira (06.02) e estendem-se até depois do Carnaval com 1.000 colaboradores das áreas da Saúde, Transporte, Serviços Urbanos, Esporte e Meio Ambiente

Com 81 casos de dengue confirmados até esta terça, a Prefeitura de São Bernardo iniciou, em primeiro lugar, mobilizações contra a dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela urbana.

Os mutirões envolve mais de 1.000 colaboradores das áreas da Saúde, Transporte, Serviços Urbanos, Esporte e Meio Ambiente.

Vão até depois do Carnaval, por toda a cidade, com foco em bairros que apresentaram maior incidência epidemiológica e entomológica.

Além disso, chegam às divisas com outros municípios.

O principal objetivo do mutirão é prevenir que possíveis criadouros de mosquitos se multipliquem pela cidade.

Para isso os agentes irão colher amostrar de larvas, escoar possíveis possas de águas paradas, tampar caixas d’águas e dar informações aos moradores de como prevenir que o mosquito se reproduza.

“Devido aos índices da doença e a mudança climática, adiantamos a força tarefa no alerta à população. A dengue infelizmente é uma realidade em nossa cidade, alguns casos já foram registrados, por isso precisamos da colaboração de todos. Só assim, venceremos essa batalha contra o mosquito”, reforçou, acima de tudo, o prefeito Orlando Morando, que acompanhou o início das atividades, no Rudge Ramos.

Casos confirmados

Em São Bernardo, até esta terça-feira (06.02), foram confirmados, portanto, 81 casos de dengue, sendo que 16 deles são autóctones e 65 importados.

“Embora os casos de contração da doença dentro do município ainda sejam poucos, a prevenção ainda é o melhor cenário” enfatizou, em suma, o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple.

Capacitação

Todas as informações foram alinhadas com os colaboradores das pastas acionadas, em uma capacitação, realizada na segunda-feira (05.02), no teatro Inezita Barroso, organizada pelas equipes do Centro De Controle De Zoonoses (CCZ) e Vigilância Epidemiológica.

Todos os profissionais participantes das ações estão devidamente identificados com crachá e uniforme, para manter a segurança dos moradores ao abrirem suas residências para as vistorias.

Trabalho contínuo

São Bernardo trabalha continuamente com programa de combate à dengue, desde 1999.

As ações de combate e prevenção à dengue e às demais arboviroses são permanentes e realizadas pelo CCZ durante o ano inteiro.

Em 2023, os agentes de Endemias vistoriaram 725.325 imóveis durante.

Os bairros com maior incidência de criadouros do mosquito aedes aegypti, foram Taboão, Pauliceia, Alvarenga, Baeta Neves e Assunção.

No total, foram coletadas 6.687 larvas, em 2023. Neste ano, até o momento, foram feitas 62.074 visitas.

A Prefeitura, em conclusão,  coloca à disposição os seguintes contatos para (11) 4365-3349, (11) 4367-3306, (11) 4368-8153 para dúvidas e demais informações relacionadas.

You may also read!

Programa de recapeamento contempla vias do Jardim Cláudia, região dos Casa, e beneficia moradores

Com investimento de R$ 2,3 milhões de São Bernardo, pacote de melhorias viárias no bairro inclui pavimentação, acessibilidade e

Read More...

Prefeitura de São Caetano do Sul promove Caminhada Inclusiva de conscientização ao autismo

“Informação gera empatia. Empatia gera respeito!” Os dizeres de uma das muitas faixas na Caminhada Inclusiva pelo Abril Azul, mês

Read More...

Taka entrega novo tomógrafo ao Quarteirão da Saúde de Diadema

Equipamento de ponta substituiu o antigo e vai realizar, acima de tudo, mais de 600 exames de imagem mensais A

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu