Cidade é a única contemplada com doses da fabricante na região metropolitana, além da Capital; vacinas serão destinadas a gestantes e puérperas, pessoas com comorbidades e com deficiência permanente de 18 a 29 anos
A Prefeitura de São Bernardo recebeu nesta sexta-feira (04.06) o primeiro lote de vacinas da Pfizer.
Ao lado de Campinas, a cidade foi a primeira a receber vacinas da fabricante no Estado, além da Capital.
Com a chegada do novo lote, com 10.020 doses, a Prefeitura avança, portanto, na vacinação contra a Covid-19 em novos grupos.
Gestantes e puérperas com e sem comorbidades, acima de 18 anos, pessoas com comorbidades e com benefício de assistência à deficiência (BPC) de 18 a 29 anos começam a ser vacinados neste domingo (06/06).
Único do ABCD
O município é o único do ABCD a ofertar três vacinas, até o momento.
As novas doses já estão, acima de tudo, devidamente acondicionadas em local apropriado para armazenamento.
Toda a rede de Saúde e os profissionais envolvidos na campanha de vacinação realizaram, em primeiro lugar, treinamento de manejo e aplicação do novo imunizante.
Para o prefeito de São Bernardo avançar na vacinação é a melhor arma no combate à pandemia e a oferta do novo imunizante da Pfizer amplia essa capacidade, com início de uma nova etapa, que entra para a história da cidade. “Nosso objetivo é vacinar toda a população elegível o mais rápido possível. Abrir novos grupos nos motiva e mantém nossa esperança de dias melhores cada vez mais viva, com a certeza de que estamos dando nosso melhor nesta luta contra o Coronavírus”, ressaltou.
De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, as equipes estão preparadas para essa nova etapa de vacinação com o novo imunizante. “Essa vacina exige um preparo diferente. Deve ser diluída manualmente. A Vigilância Epidemiológica conduziu a implantação técnica da vacina da Pfizer. E a Atenção Básica já está com equipes de diluidores preparados nos postos de vacinação”, explicou.
Antecipação
A partir desta sexta-feira (04.06), da mesma forma, o agendamento para as gestantes e puérperas com e sem comorbidades acima de 18 anos, pessoas com comorbidades e com benefício de assistência à deficiência (BPC) de 18 a 29 anos, está disponível no portal da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus).
Os novos grupos precisam realizar o cadastro também no site do Governo do Estado (www.vacinaja.sp.gov.br) para agilizar o processo no dia da vacinação.
Documentos
No momento da aplicação das doses, para as pessoas com comorbidades, é obrigatória a apresentação de comprovante da condição de risco por meio de exames, relatório ou prescrição médica ou comprovante de recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de comprovante de endereço, documento com foto, CPF, carteirinha da Unidade Básica de Saúde (UBS) e comprovante do agendamento, impresso ou digital. Além disso, as gestantes e puérperas de até 45 dias devem apresentar o Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE), em duas vias, devidamente preenchido e assinado. O termo pode ser acessado no link: https://www.saobernardo.sp.gov.br/documents/10181/0/Vacinacao+gestantes/d0268a5f-ac2e-3a86-0d90-0385a7f090bd
Dia D
Neste sábado (05.06), a cidade promove o Dia D para aplicar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em quem está com o reforço do imunizante atrasado.
A imunização será disponibilizada para todos os públicos já contemplados na campanha, das 8h às 17h, no Ginásio Poliesportivo Adib Moyses Dib (Avenida Kennedy, 1155).
A imunização será realizada por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento.
Para receber a segunda dose, o munícipe, obrigatoriamente, deve apresentar o comprovante de vacinação da primeira dose.
Além disso, levar identificação com foto, comprovante de residência e demais documentos exigidos para cada público na primeira etapa da imunização.
Vacina contra a fome
Todos os postos de vacinação de São Bernardo também são pontos de arrecadação de alimentos não perecíveis, das 8h às 16h, com a campanha Vacina Contra a Fome.
A ação é realizada, por exemplo, pela Secretaria de Assistência Social e pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com o Governo do Estado.
A campanha convida as pessoas aptas a se vacinar contra a Covid-19 a, em conclusão, doar um quilo de alimento não perecível.