São Bernardo realiza 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

In ABCD On
- Updated
Prefeito Orlando Morando mostra ao menino e à mãe dados da Lei do Autista. O município também criou a Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CMIPTEA). Fotos: Gabriel Inamine e Ricardo Cassin/PMSBC

Inscrições para o evento on-line agendado para 5 de outubro podem ser realizadas até este domingo (03.10)

Para fortalecer as políticas públicas voltadas aos interesses das pessoas com deficiência, a Prefeitura de São Bernardo realiza, na terça-feira (05.10), a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Em atendimento às restrições sanitárias impostas pela pandemia causada pela Covid-19, o evento terá o formato on-line e ocorrerá entre as 13h e 18h.

Os interessados podem, em primeiro lugar, se inscrever, até este domingo (03.10), pelo link https://forms.gle/SXEpkPN2pqpzarJn6.

Instrumento

Na visão do prefeito Orlando Morando, a conferência municipal é um instrumento importante para a discussão de políticas públicas.

E elas sã0 necessárias à melhoria da vida da população com deficiência.

“A união da sociedade civil com o poder público para pensar em ações práticas capazes de promover a inclusão social e a valorização dos direitos das pessoas com deficiência é fundamental para que São Bernardo continue avançando nessa frente”, destaca, em resumo.

O tema central da 5ª Conferência é o “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Construindo um Brasil mais inclusivo”.

Ela também norteará palestra magna ministrada pelo presidente da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) e conselheiro nacional de Assistência Social, Beto Pereira.

Seguindo orientação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Bernardo terá cinco eixos norteadores de discussões dos rumos e prioridades para o município, Estado e União.

São eles: estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurado à participação das pessoas com deficiência, garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas, financiamento das políticas públicas da pessoa com deficiência, direito e acessibilidade e desafios para a comunicação universal.

Inclusão na prática

Em São Bernardo, uma das ações práticas que visam a garantir a inclusão das pessoas com deficiência foi a criação de cadeira adaptada para cadeirantes no teleférico do Parque Estoril, a primeira da América Latina.

Outro exemplo pode ser conferido, da mesma forma, na Fábrica de Cultura Bruno Covas.

No equipamento, moradores têm à disposição óculos que proporcionam visão artificial para leitura de livros.

Eles permitem, portanto, acesso à informação para a população com deficiência visual.

O município também criou, em primeiro lugar, a Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CMIPTEA).

O documento, pioneiro no ABCD, assegura atenção integral, pronto atendimento e prioridade dos moradores acometidos pela síndrome.

Tanto no atendimento e acesso aos serviços públicos e privados, e em especial nas áreas da saúde, educação e assistência social.

Mais informações sobre o tema, portanto, no link: https://guiadeservicos.saobernardo.sp.gov.br/guia-de-servicos/servicos/216001/mostrar.

A Prefeitura também inaugurou, em conclusão, vagas exclusivas de estacionamento.

São para pessoas com transtorno do espectro autista em quatro pontos da cidade.

You may also read!

Natal no ParkShopping São Caetano tem Panettone Kopenhagen e sorteios de 3 BYD híbridos

Até 31 de dezembro é possível, portanto, participar pelo App Multi e aproveitar as vantagens exclusivas do programa O Natal

Read More...

Taka se emociona ao entregar primeira fase de reforma do Cemitério Municipal de Diadema

Local foi encontrado, em primeiro lugar, em condições degradantes e indignas pela atual gestão A emoção marcou, acima de tudo,

Read More...

Prêmio nacional destaca gestão sustentável de pneus da Next Mobilidade

Com frota que soma 2,3 mil pneus — rodando cerca de 950 mil quilômetros/mês - empresa mantém índices de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu