Inscrições para o evento on-line agendado para 5 de outubro podem ser realizadas até este domingo (03.10)
Para fortalecer as políticas públicas voltadas aos interesses das pessoas com deficiência, a Prefeitura de São Bernardo realiza, na terça-feira (05.10), a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Em atendimento às restrições sanitárias impostas pela pandemia causada pela Covid-19, o evento terá o formato on-line e ocorrerá entre as 13h e 18h.
Os interessados podem, em primeiro lugar, se inscrever, até este domingo (03.10), pelo link https://forms.gle/SXEpkPN2pqpzarJn6.
Instrumento
Na visão do prefeito Orlando Morando, a conferência municipal é um instrumento importante para a discussão de políticas públicas.
E elas sã0 necessárias à melhoria da vida da população com deficiência.
“A união da sociedade civil com o poder público para pensar em ações práticas capazes de promover a inclusão social e a valorização dos direitos das pessoas com deficiência é fundamental para que São Bernardo continue avançando nessa frente”, destaca, em resumo.
O tema central da 5ª Conferência é o “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Construindo um Brasil mais inclusivo”.
Ela também norteará palestra magna ministrada pelo presidente da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) e conselheiro nacional de Assistência Social, Beto Pereira.
Seguindo orientação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Bernardo terá cinco eixos norteadores de discussões dos rumos e prioridades para o município, Estado e União.
São eles: estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurado à participação das pessoas com deficiência, garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas, financiamento das políticas públicas da pessoa com deficiência, direito e acessibilidade e desafios para a comunicação universal.
Inclusão na prática
Em São Bernardo, uma das ações práticas que visam a garantir a inclusão das pessoas com deficiência foi a criação de cadeira adaptada para cadeirantes no teleférico do Parque Estoril, a primeira da América Latina.
Outro exemplo pode ser conferido, da mesma forma, na Fábrica de Cultura Bruno Covas.
No equipamento, moradores têm à disposição óculos que proporcionam visão artificial para leitura de livros.
Eles permitem, portanto, acesso à informação para a população com deficiência visual.
O município também criou, em primeiro lugar, a Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CMIPTEA).
O documento, pioneiro no ABCD, assegura atenção integral, pronto atendimento e prioridade dos moradores acometidos pela síndrome.
Tanto no atendimento e acesso aos serviços públicos e privados, e em especial nas áreas da saúde, educação e assistência social.
Mais informações sobre o tema, portanto, no link: https://guiadeservicos.saobernardo.sp.gov.br/guia-de-servicos/servicos/216001/mostrar.
A Prefeitura também inaugurou, em conclusão, vagas exclusivas de estacionamento.
São para pessoas com transtorno do espectro autista em quatro pontos da cidade.