Iniciativa ocorrerá na Central de Trabalho e Renda (CTR), na região central, com mais de 800 vagas disponíveis
Em proposta adicional para fomentar a geração de novas oportunidades na cidade, a Prefeitura de São Bernardo, governada por Orlando Morando, irá promover nesta segunda-feira (1º.05) Mutirão do Emprego, em homenagem ao Dia do Trabalho.
A iniciativa será realizada nas dependências da CTR (Central de Trabalho e Renda), das 6h às 17h, com mais de 800 vagas de emprego disponíveis à população.
A faixa salarial das oportunidades varia de R$ 1.320 a R$ 4.000, entre diversas áreas de atuação profissional, incluindo serviços, comércio e construção civil.
A lista de funções ofertadas no dia do evento é composta por auxiliar de logística, vendedor, operador de máquina, operador de empilhadeira, atendente, balconista, pedreiro, entre outros, além de postos voltados exclusivamente a PCDs (Pessoas com Deficiência) – cargos para todos os níveis de escolaridade.
“Homenagem ao Dia do Trabalho precisa estar aliada a ações de incentivo à criação de emprego. Com esse conceito, iremos efetivar uma grande mobilização para estimular novas oportunidades aos cidadãos. Desta forma, podemos ampliar os moldes de políticas públicas direcionadas para o emprego, em acréscimo às edições do programa de feirões de São Bernardo, já consolidado e que tem servido de modelo a outras cidades”, sustentou o prefeito Orlando Morando. A CTR está situada na região central (Rua Padre Lustosa, 48), perto da Rua Marechal Deodoro.
Semana especial
Como medida complementar, a Administração municipal vai realizar uma semana especial do trabalho, concretizando mutirões itinerantes nos dias subsequentes.
Com a conclusão do Mutirão do Emprego na segunda, a Prefeitura organiza a atividade na terça-feira (2/5) na Praça da Matriz (Rua Marechal Deodoro), das 10h às 16h, com vans da CTR e Sebrae, bem como atendimento móvel da Sala do Empreendedor e do Banco do Povo.
O Riacho Grande receberá a ação na quarta-feira (03.05). A medida seguirá para o Rudge Ramos (Largo do Rudge) e Parque Imigrantes (Rua José Martins Fernandes) na quinta (04.05) e sexta (05.05), respectivamente, no mesmo horário.
A ação é elaborada pela secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo.
”São Bernardo está na vanguarda na criação de vagas de trabalho no Grande ABC. Essa iniciativa irá contribuir para primeiro emprego e recolocação no mercado”, reforçou o titular da Pasta, Hiroyuki Minami.
Caged
Em cenário atualizado, o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, apontou São Bernardo com saldo líquido positivo de 1.658 empregos com carteira assinada no acumulado de 2023.
O balanço foi oficializado na quinta-feira (27.04) pelo governo federal.
No acumulado dos últimos 12 meses, entre abril de 2022 e março deste ano, o Caged contabilizou o saldo de 11.137 vagas formais em São Bernardo.
O registro é amostra do panorama favorável no segmento.
O município figurou entre as 20 cidades do País que mais empregaram em 2022, à frente de diversas capitais brasileiras.