Novembro Azul: São Bernardo promove calendário de ações voltadas à saúde do homem

In ABCD, Saúde On
- Updated
Fotos: PMSBC

Equipamentos de saúde intensificam, acima de tudo, trabalho de prevenção e detecção precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas durante todo o mês, com realização de ‘Dia D’ no sábado 23

A Prefeitura de São Bernardo intensifica, em primeiro lugar, as ações voltadas à prevenção e detecção precoce do câncer de próstata.

Também trata de outras doenças masculinas neste mês, durante a tradicional Campanha do Novembro Azul.

Neste período, todas as unidades de Saúde estarão comprometidas com o tema.

Sempre reforçando aos pacientes as orientações sobre a importância da realização de consultas e exames de rotina.

Sem contar a manutenção de hábitos saudáveis e atualização da caderneta de vacinação.

Para fortalecer a campanha Novembro Azul e facilitar o acesso do público masculino, a Prefeitura realiza ‘Dia D’ no sábado, 23 de novembro.

Na data, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas para atender a população das 8h às 17h.

Entre os serviços ofertados, destaque para realização de teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Tem ainda ações educativas, orientações com temas voltados à saúde do homem e vacinação para pessoas de 9 a 14 anos contra o HPV.

Além de atualização da caderneta de imunização e rastreamento de câncer de boca.

Desmistificar

Conforme explica o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, a campanha Novembro Azul é, também, oportunidade de desmistificar todo o preconceito a respeito dos cuidados do homem com a saúde.

“Embora o câncer de próstata seja o principal mote da campanha, aproveitamos o mês para reforçar a importância de o público masculino ir ao médico e estar em dia com a saúde como um todo, tendo em vista que outras doenças também preocupam, como é o caso do diabetes, da hipertensão e da obesidade. A prevenção é sempre a melhor forma de evitar complicações futuras”, diz, em resumo.

Palestras e rodas de conversas

Em novembro todo, as unidades de Saúde especializadas realizarão atividades diversas voltadas à manutenção da saúde masculina.

A Policlínica Alvarenga, por exemplo, fará desde triagem, orientação aos pacientes com dúvidas, até encaminhamentos necessários.

Além disso, haverá aula aos pacientes que estiverem aguardando atendimento com rápida explicação sobre a importância do novembro azul.

No CAPS III AD Alves Dias, CAPS III Centro e CAPS III AD Centro, os grupos terapêuticos abordarão a conscientização sobre o câncer de próstata.

O CAPS III Alvarenga promoverá roda de conversa com os pacientes sobre a saúde do homem e a importância da prevenção do câncer de próstata em 6 e 27 de novembro.

Já o CAPS AD Infantojuvenil terá grupo de saúde com o tema saúde do homem em 12 de novembro.

Da mesma forma, em 14 de novembro será a vez do CAPS III Rudge Ramos sediar palestra específica sobre o Novembro Azul e autocuidado.

O CAPS III Selecta promoverá a gincana Novembro Azul, com conscientização sobre o câncer de próstata em 21 de novembro.

No dia 22, palestra sobre prevenção, cuidados e a importância da saúde masculina.

O CAPS III Farina contará com uma roda de conversa sobre a importância da prevenção e cuidado com o câncer de próstata e atividades expressivas em 21 de novembro.

Já no dia 22 de novembro, o CAPS III AD Alves Dias realizará palestra com roda de conversa enfatizando a conscientização sobre o câncer de próstata.

Iluminação especial

Como forma de enfatizar o tema, durante todo o mês, os viadutos Tereza Delta, Pastor Roberto Montanheiro, José Gomes da Silva, Mamãe Clory e João Fernandes Filho, bem como o Paço Municipal, estarão iluminados na cor azul.

A medida da Prefeitura acompanha diretrizes do Ministério da Saúde. O sistema de iluminação é ligado todas as noites, automaticamente, com o propósito de destacar a importância da prevenção.

Prevenção e cuidado

O câncer de próstata é a segunda doença que mais mata homens no Brasil, segundo o Ministério da Saúde (atrás apenas dos tumores de pele não melanoma).

São contabilizados cerca de 72 mil novos casos todos os anos no País, com média de 16 mil mortes a cada ano.

Os exames para diagnóstico do câncer de próstata são, portanto, o PSA e o toque retal.

Além de manter alimentação saudável e equilibrada, a prática de atividades físicas, manutenção do peso ideal, controle da pressão, do diabetes, do colesterol e não fumar estão, em conclusão, entre as principais recomendações médicas para se evitar doenças, inclusive o câncer.

You may also read!

Santo André promove semana de eventos em celebração à diversidade

Programação inclui a 26ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ A Prefeitura de Santo André, por meio da Unidade de Assuntos Institucionais

Read More...

Santo André realiza 1ª Mostra Andreense de Música Popular a partir desta quarta-feira

Dezoito artistas, entre cantores e bandas, participarão, em primeiro lugar, do evento no Teatro Municipal também na quinta e

Read More...

Morando homenageia paratleta de São Bernardo ouro em Paris

Medalhista no Jogos Paralímpicos, judoca Rebeca Silva, de 23 anos, participou de agenda na qual recebeu brasão da cidade Em

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu