Vacinados com a Coronavac começam a ser imunizados na segunda-feira (21.02) nas 33 Unidades Básicas de Saúde do município
A Prefeitura de São Bernardo avança, em primeiro lugar, na imunização de crianças.
Isso com a liberação, a partir desta quinta-feira (17.02), do agendamento para a 2ª dose contra a Covid-19 no público de 6 a 11 anos vacinado com a Coronavac.
O cadastro é obrigatório e deve ser realizado, portanto, no site da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus) ou no aplicativo SBC na Palma da Mão.
A doses começam a ser aplicadas na segunda-feira (21.02), da mesma forma, nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Para o prefeito Orlando Morando, essa etapa é mais um passo importante no combate à disseminação do vírus em São Bernardo.
“Com as crianças completando o ciclo vacinal, o convívio escolar fica mais seguro e o risco de um aluno transportar a Covid-19 para o ambiente familiar e infectar os adultos mais vulneráveis é menor. Consequentemente, as internações tendem a baixar e a rede de Saúde ganha fôlego para o tratamento das demais doenças”, reforçou.
Segunda dose de Coronavac
O agendamento para a segunda dose está disponível apenas para as crianças de 6 a 11 anos vacinadas há pelo menos 28 dias com a primeira dose da Coronavac.
Segundo o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, crianças vacinadas com Pfizer pediátrica devem, portanto, aguardar 56 dias para receber a segunda dose.
“Os fabricantes preveem intervalos diferentes entre as doses, mas a proteção conferida é bastante semelhante, por isso, o importante é se vacinar”, explicou, em resumo.
Vacinação nas escolas
São Bernardo será, acima de tudo, a primeira cidade da região a vacinar as crianças nas escolas municipais.
A Prefeitura se antecipou ao anuncio da estratégia do Estado de São Paulo e já enviou os termos de assentimento aos pais.
Os termos são necessários para que seus filhos possam ser imunizados durante o horário das aulas.
“Os pais devem enviar o termo de autorização preenchido para a escola, tanto daqueles que irão receber a segunda dose como daqueles que ainda não iniciaram a vacinação contra a Covid-19”, complementou o prefeito Orlando Morando.
Cobertura vacinal
Até esta quinta-feira, a cobertura vacinal da primeira dose em crianças de 5 a 11 anos é de 70%.
Ao todo, 52.059 doses foram aplicadas no grupo desta faixa etária desde 14 de janeiro,
Naquela data foi iniciada a campanha de vacinação junto ao público infantil.
No público maior de 18 anos, a cobertura vacinal é de 99,7%.
Isso, considerando apenas a primeira dose ou a dose única, de 95,5% para segunda dose e dose única e de 57% para a dose de reforço.
Entre adolescentes de 12 a 17 anos, a cobertura é, em conclusão, de 95% para primeira dose ou dose única e de 85% para a segunda dose.