Transtorno específico da aprendizagem ligado à dificuldade na leitura e escrita, dislexia terá espaço anual de conscientização na última semana de Outubro
O prefeito Orlando Morando promulgou a Lei Nº 7.118/2022, de autoria do vereador Eduardo Ginez Tudo Azul, que institui em São Bernardo a “Semana de Conscientização sobre a Dislexia”.
Ela será realizada todos os anos, em primeiro lugar, preferencialmente na última semana de outubro.
No âmbito da Câmara Municipal, a Semana consistirá, portanto, na realização de Sessão Solene especialmente convocada.
Além disso, terá exposições, palestras, conferências, eventos culturais e outras atividades pertinentes.
A idéia é promover a difusão da doença, estimular a cidadania, a solidariedade e a integração das pessoas com dislexia em todos os níveis.
Isso, com a participação de toda a sociedade civil.
Distúrbio genético
A dislexia é um distúrbio genético, de bases neurológicas, classificada como transtorno específico da aprendizagem e que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita.
Por se tratar de um quadro bastante específico, os sinais e sintomas normalmente aparecem, da mesma forma, no contexto escolar, durante a alfabetização.
O distúrbio acomete crianças com potencial intelectual normal e sem déficits sensoriais, com suposta instrução escolar adequada, ocasionando desempenho abaixo do esperado para a idade e escolaridade.
Por essa razão, a avaliação e o diagnóstico no contexto escolar estão entre as principais medidas para minimizar os impactos do quadro no processo de aprendizagem.
Adaptações
Para isso, é necessária, por exemplo, implementação de adaptações nas estratégias de ensino oferecidas pela escola.
O apoio de profissionais da área da Saúde visa colaborar na busca de adaptações para os alunos e suas famílias, além de ajudar os estudantes a lidarem com questões emocionais que podem surgir devido à maior dificuldade no processo de escolarização.
A Lei 7.118 tem como base o Projeto de Lei nº 73/2022, do vereador Eduardo Ginez Tudo Azul.
Entre os grupos que apoiaram o parlamentar e que contribuíram para formulação do projeto está o Núcleo Especializado em Aprendizagem (NEA) do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).
“Sem o acompanhamento adequado, a criança com dislexia pode desenvolver uma série de problemas no futuro, como evasão escolar, problemas familiares e depressão”, alerta a psicóloga e psicopedagoga Alessandra Bernardes Caturani Wajnsztejn, idealizadora do Movimento Dislexia GABCD e coordenadora do NEA-FMABC, que completa: “Nossas experiências no NEA mostram que o acompanhamento integral e o diagnóstico precoce fazem uma enorme diferença positiva na vida desses jovens, amenizando os efeitos do transtorno. A Semana de Conscientização em São Bernardo certamente é mais uma aliada dessas crianças, de suas famílias e de todos os profissionais da Saúde e da Educação que atuam na área das dificuldades escolares”, finaliza, em resumo, Alessandra.
Câmara recebe Simpósio de TDAH
Frequente desatenção, dificuldades na escola e no relacionamento com colegas, pais e professores são características comuns na infância e adolescência.
Mas, quando acontecem de maneira excessiva, podem ser sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
Essa desordem neurobiológica tem causas genéticas que geralmente aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.
Os principais sintomas do transtorno são a falta de atenção, extrema dificuldade de concentração, hiperatividade e impulsividade.
Simpósio
Em 16 de julho, a Câmara Municipal de São Bernardo foi palco do Simpósio de Conscientização sobre o TDAH.
Foi organizado pela coordenadora do NEA-FMABC, Alessandra Wajnsztejn, e pelo professor de Neuropediatria do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Rubens Wajnsztejn.
Também participaram como palestrantes, da mesma forma, os especialistas na área Keila Chaves, Elaine de Araujo Piva e Ketlyn Gil Garcia.
A abertura contou, além disso, com o vereador Eduardo Ginez Tudo Azul.
Quem possui o TDAH tem muita dificuldade em prestar atenção e se concentrar nas atividades escolares, leituras, lição de casa e trabalhos.
Um dos sintomas comuns, por exemplo, é o fato de a criança ou jovem não conseguir ficar parado no lugar.
Ela demonstra claramente o incômodo e o desconforto de ter que permanecer em determinada posição.
Pode, em conclusão, balançar muito as pernas e falar de forma ininterrupta.