Paciente recebeu a visita de seu próprio animal de estimação durante tratamento de hemodiálise nas dependências da unidade
Como forma de ampliar a humanização dos atendimentos, o Hospital Anchieta de São Bernardo realizou nesta semana a primeira visita de um bichinho de estimação de paciente internado na unidade.
O tutor Constantino da Silva, internado no hospital para tratamento de hemodiálise há quase dois meses, recebeu a visita de seu cachorro Bily, de dois anos.
O equipamento municipal já recebe mensalmente a ONG Alquimia do Amor, que realiza a pet terapia, porém, com cães treinado.
Segundo a diretora técnica do Hospital Anchieta, Dra Monica Carneiro, esta foi a primeira vez em que um paciente recebe a visita do próprio animal de estimação, mas a ideia é que outros pacientes possam usufruir deste benefício daqui para frente.
“Estamos aprimorando os protocolos de segurança para que outros internados possam receber a visita de seus pets e ter um momento de qualidade em família. Isso estimula o bem-estar do paciente, é muito benéfico no tratamento como um todo, e faz parte do trabalho humanizado que vem sendo desenvolvido na nossa rede hospitalar”, relatou, em resumo.
Requisitos
Para a visita do Bily, o hospital solicitou a carteira de vacinação e a higienização prévia para o contato com o paciente.
A esposa Amparo da Silva e o irmão João Batista Soares Campelo, trouxeram o cachorrinho para o passeio e o reencontro foi emocionante.
O cachorro não deixou o colo do tutor durante todo o tempo que passaram juntos.
“Estava com muita saudade dele, dormíamos juntos todas as noites. Estou muito feliz que a equipe tenha acolhido o meu pedido em ter essa visita”, declarou, em suma, Constantino.
Tratamento referência
Todo o tratamento oncológico ofertado pela Prefeitura é realizado no Hospital Anchieta, que foi reaberto pela Administração chefiada pelo prefeito Orlando Morando em 2020.
Durante a pandemia, o equipamento de saúde atuou no atendimento de pacientes com a Covid-19, e, em 2022, retomou sua vocação oncológica.
A unidade recebeu o primeiro aparelho de radioterapia pública municipal da região do ABCD.
O município oferta em média 800 consultas oncológicas mensais, 700 sessões de quimioterapia e outras 500 de radioterapia.